Enquanto a nova barragem não ficar pronta, ficou acertado que Água Fria I e II também serão abastecidas pelo Rio Catolé, através de sistema adutor, para encerrar em definitivo o problema do racionamento de água na cidade de Vitória da Conquista.
O projeto de construção das barragens dos Rios Pardo e Catolé para garantir segurança no abastecimento humano, em Vitória da Conquista, foi tema de audiência pública, na Câmara de Vereadores, na manhã do último dia 17/maio. Durante o evento, o superintendente de Projetos da Embasa, Arnor Fernandes, revelou que a licitação para contratação da empresa que realizará a obra da Barragem do Rio Catolé deve ser publicada no próximo mês.
Já o secretário de Infraestutura e Mobilidade Urbana, Luiz Alberto Sellmann, explicou que a Barragem do Rio Pardo, cuja construção está a cargo do poder municipal, vai garantir infraestrutura hídrica para abastecimento humano, irrigação e produção de energia elétrica. A Barragem do Catolé será construída a uma distância de 15 quilômetros (km) da atual barragem de Água Fria II, localizada no município de Barra do Choça.
Até a conclusão da obra, com prazo previsto de 36 meses a partir da ordem de serviço, as barragens Água Fria I e II passarão a ser alimentadas também pelo Rio Catolé, pois um sistema adutor de 24 km será implantado, em regime de urgência, para bombear 300 litros de água por segundo do Rio Catolé para os dois reservatórios e, assim, aumentar a disponibilidade de água para abastecer a cidade.
“Esta obra será iniciada em junho e terá um prazo de seis meses para ser concluída”, informou Arnor Fernandes.
A barragem custará R$ 140 milhões e ocupará uma área total de bacia hidrográfica de 761 quilômetros quadrados com espelho d’água de 160 hectares. Sua extensão será de 347 metros e altura máxima de 53 metros. Com isso, será possível armazenar 23,4 bilhões de litros, volume quatro vezes maior do que a atual capacidade de acumulação das barragens Água Fria I e II.
Os três reservatórios vão permitir a captação de mil litros de água por segundo para tratamento e distribuição pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista.
Em sua exposição, o gerente regional da Embasa, José Olímpio, ressaltou que, além da obra emergencial e da construção da nova barragem, a empresa também ampliará o SIAA de Vitória da Conquista com a implantação de 140 km de adutora, 122 km de rede de distribuição, construção de novos reservatórios e modernização da estação de tratamento. “Somente para abastecimento humano, a Embasa estará investindo cerca de R$ 236 milhões em Vitória da Conquista”, pontuou.
Fonte: ASCOM/EMBASA e publicação do Blog do Marcelo
AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2013
Córrego do Rio Catolé
Itapetinguenses interessados no tema acima, por se tratar da água nossa de cada dia, eis a oportunidade, nesta Terça-feira, 28/05, representantes da EMBASA da capital e de Vitória da Conquista estarão em Itapetinga, participando de uma Audiência Pública no auditório da COOPARDO, a partir das 14:00h, com vários segmentos da sociedade para deliberar sobre o assunto, visto que a construção da tão falada barragem deve ter início no próximo mês.
os cidadãos de Itapetinga deveriam participar dessa Audiência Pública e lutar pelo nosso tão desprezado RIO CATOLÉ, que tem sido a salvação da "lavoura", aquele que já matou a fome de tanta gente, aquele que abastece a nossa cidade, bem como outras cidades da região. Acorda Itapetinga!
sera possivel que esses caras nao ver que nosso rio catolé esta mau mau abastecendo nossa cidade ou nao esta vendo que catolé esta morrendo aos poucos se nao quem vai ficar na seca somos nós itapetinguense abre o olho vamos lutar pelo que é nosso nao vamos depender de politico nao prefeito acorda itapetinga pede socrro e rio catolé tambem.
praticamente estamos uma semana sem agua cade as autoridade responsavel sobe prometer de promessa ja estou farto as vilas nao se fala o povo ja nao se sabe que fazer ate a onde vamos para nao estou vendo nada de melhor em nossa cidade é o mundo do crime só aumentando segurança zero saúde nem se fala a educaçao de mal a pior esse é o pt que nosso elegemos
è uma pena que os itapetinguenses não sabem lutar pelos seus direitos e beneficios, vamos ficar como conquista esta agora, com racionamento e eles no bem bom.