FALTA D’ÁGUA: EMBASA CONVOCA CAMINHÕES PIPAS PARA AUXILIAR E DIVULGA CRONOGRAMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ITAMBÉ…

O fantasma da falta d’água volta a bater à porta da população Itambeense. A crise – anunciada, no abastecimento de água na cidade de Itambé, percebida por todos e ignorada pela Embasa, trás de volta a imagens que a população jamais queria ver novamente: caminhões pipas se posicionando em frente a Embasa para auxiliar no abastecimento de água no município.

Como aconteceu em 2015, chove críticas a Embasa pela falta de planejamento para enfrentar a seca e garantir a continuidade no abastecimento à população.

A crise hídrica está por toda região e a empresa não apresenta nenhum plano emergencial para lidar com a situação.

Até mesmo a única válvula de escape que nós – diferentemente de outras cidades, temos, ficou esquecida e nada foi feito para estruturar e ser usado em emergências, como a de hoje, que é o caso da adutora que liga os rios Pardo e Ribeirão.

Na época, dois geradores foram instalados por conta da falta de tempo para agilizar os procedimentos burocráticos e instalação de rede elétrica no local, através da Coelba.

Acontece que 1 ano e 5 meses se passaram e a Embasa deixou de lado o projeto, resultando em interrupção do abastecimento à população por falta de energia no local de captação da adutora.

Segundo o engenheiro da Embasa, provavelmente até a próxima sexta-feira (24), os geradores – solicitados, já estarão instalados e prontos para operarem.

O Rio Pardo não tem água suficiente e, sob acompanhamento do engenheiro da Embasa, uma pequena contenção foi feita pela prefeitura – como em 2015, para aumentar um pouco a vazão do rio, para a Embasa poder, de hora em hora, proceder com a captação.

O que a Embasa apresenta como opção?

Mais uma vez submeter a população ao abastecimento através de caminhões-pipas, onde crianças e idosos tem que carregar baldes pesados e, em certos momentos, se envolver em tumultos para garantir um pouco de água.

Em conversa com a gerente local, Sra. Aline Oliveira, ela informou que está adotando medidas para amenizar a situação. Em nota, a Embasa divulgou comunicado, informando o cronograma de abastecimento por bairros. Veja abaixo o comunicado:

Comunicado da Embasa à população de Itambé

A Embasa informa que, até a conclusão das obras de melhorias no Sistema de Abastecimento de Itambé, com a instalação dos equipamentos para captação de água diretamente do rio Ribeirão, previsto para acontecer no próximo domingo (26), o fornecimento de água através da rede de distribuição, acontecerá da seguinte forma: quarta-feira (22): Bairro Sidney Almeida; quinta-feira (23): Felipe Achy, Humberto Lopes e Durvalina Andrade – da Rua D até a TV. Rio Pardo; sexta- feira (24): Centro, José Gusmão de Brito, Agenor Novais e Durvalina Andrade – da Rua A até a Rua V; sábado (25): Bairro Sidney Almeida (26): Felipe Achy, Humberto Lopes e Durvalina Andrade – da Rua D até a TV. Rio Pardo.

Diante dessa situação, a Embasa lembra da necessidade da instalação do reservatório domiciliar que atenda à demanda do imóvel. Informamos ainda que os moradores que não forem abastecidos no período estabelecido devem acionar a Embasa pelo telefone 3432-1181.

Neste cenário de escassez que ocorre em toda a Bahia, é importante evitar o uso de água potável para a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins. Para esses fins, é recomendável o reuso da água de lavagem de roupas ou da lavagem de hortaliças e legumes. Também é preciso que a população seja vigilante em relação a vazamentos na rede interna do imóvel onde mora ou de onde frequenta, centros comerciais e repartições públicas e em relação a vazamentos na rua. Por Itambé Agora 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *