O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério de Ciência e Tecnologia solicitou apoio da Defesa Civil do Estado da Bahia (CORDEC) para realizar uma reunião com os representantes das treze Coordenadorias Municipais de Defesa Civil dos Municípios contemplados no Projeto “Pluviômetros Automáticos”. A reunião ocorrerá amanhã na Sede da CORDEC.
Os municípios do Estado da Bahia que foram selecionados até o presente momento no projeto, são: Camacan, Candeias, Lauro de Freitas, Nova Viçosa, Salvador, Santa Cruz de Cabrália, Senhor do Bonfim, Maragogipe, Itabuna, Itagimirim, Itapetinga, Itororó e Vitória da Conquista.
O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.
Os municípios não contemplados, mas que estejam interessados em participar também podem preencher o cadastro no site do CEMADEN e neste solicitar a possibilidade de inclusão.
A COMDEC de Itapetinga através do seu presidente, Sr. Sizinio Neto, manifestou interesse preenchendo o formulário, visto que o município possui áreas consideradas de risco, levando-se em consideração que em período de chuva torrencial, famílias que habitam essas áreas ficam desalojadas.
Boa tarde Sizinio,
Os dados serão disponíveis em tempo real (tipo a estação do INMET no IFBAIANO, http://www.inmet.gov.br/sonabra/dspDadosCodigo.php?QTQ0Ng== )?
Att.,
Leonhard