Cerca de 29 detentos custodiados na carceragem da Delegacia Territorial de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, iniciaram um princípio de motim na tarde desta quarta-feira, 16/12/15, quando tomaram conhecimento de que o delegado titular Dr. Roberto Júnior autorizou uma revista minuciosa na área interna do Banho de Sol, de acesso as celas. Os detentos inicialmente resistiram a voz de comando para deixar a Ala I para a Ala II, para que a revista fosse realizada, pois havia suspeita da existência de aparelhos celulares e de armas fabricadas por eles, conhecidas como “Chuço”.
Os delegados Roberto Júnior e Marcos Larocca usaram do bom senso e pediram reforço da Polícia Militar através do Comando da 8ª CIPM. Guarnições do PETO e ROTAM foram enviadas ao Complexo Policial de Itapetinga, sede da 21ª COORPIN, para auxiliar na retirada dos presos de uma Ala para outra.
Com o reforço da Polícia Militar, a Polícia Civil que paralisou suas atividades a partir desta quarta até a próxima sexta-feira, 18/12/15, não mediu esforços e auxiliou os delegados, adentrando a carceragem para conter a situação.
A Polícia Militar estava preparada, bem aparelhada, chegou a levar Bombas de Efeito Moral, mas não utilizou durante a negociação com os presos que acabaram se rendendo e deixaram a Ala onde estavam e foram transferidos para a Ala II.
Durante revista minuciosa na Ala I, os policiais encontraram dois aparelhos celulares com baterias, três chips (Claro e TIM), baterias avulsas, dois chuços (espécie de arma fabricada pelos presos com qualquer objeto rígido), entre outras coisas.
Vale ressaltar que a confusão ocorreu na área dos presos considerados mais perigosos, a exemplo de homicidas, traficantes, assaltantes. Os demais detentos que ficam separados não participaram do princípio de motim.
Dr. Roberto Júnior (delegado titular) comunicou o fato ao Cartório da 1ª Vara Criminal da Comarca de Itapetinga. Após sessar a confusão, a Polícia Militar deixou o prédio da Delegacia Territorial em direção ao Quartel da 8ª CIPM.