
A Polícia Federal (PF) cumpriu nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Itaberaba, Vitória da Conquista e Itapetinga, na Bahia, na manhã desta terça-feira (31). A operação investiga fraudes de licitações e desvio de recursos públicos relacionados com a contratação de uma empresa para realização de transporte escolar na cidade de Itaberaba.
De acordo com informações da Polícia Federal, do total de mandados cumpridos, cinco foram em Itaberaba, sendo um na prefeitura e os demais em casas de administradores de empresas e de pessoas ligadas à prefeitura; três em Vitória da Conquista, cumpridos em casas de empresários; e um em uma empresa de Itapetinga.
Ao todo, os prejuízos causados aos cofres públicos podem superar o valor de R$ 57 milhões, entre os anos de 2010 e 2015. As investigações começaram há cerca de um ano e meio, quando foi apurado que os integrantes do esquema direcionavam as licitações para beneficiar uma empresa ligada ao grupo, além de realizar dispensas irregulares através de contratos emergenciais.
Intitulada de “Transfolia”, a operação contou com cerca de 40 policiais federais. Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal Federal da Primeira Região, em Brasília. O G1 tentou contato com a prefeitura de Itaberaba, mas até a publicação desta reportagem não obteve êxito.
Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/05/pf-cumpre-mandados-de-busca-e-apreensao-em-prefeitura-da-bahia.html
ESCLARECIMENTO
Ganhou uma grande repercussão a operação da Polícia Federal intitulada ‘Transfolia’, visando apurar a prática de crimes de fraude a licitações e de desvio de recursos públicos, relacionados com a contratação de empresa para realização de serviços de transporte escolar do município de Itaberaba. Os prejuízos causados aos cofres públicos podem superar 57 milhões de reais, entre os anos de 2010 e 2015.
A nota oficial enviada a imprensa pela Polícia Federal informou que a operação também atingiu as cidades de Vitória da Conquista e Itapetinga, o que acabou gerando expectativa e muito ‘zum zum zum’ nos dois municípios.
A título de esclarecimento, a Polícia Federal informou que os mandados de busca e apreensão não foram realizados nas duas cidades da região Sudoeste. “Nenhum dos mandados cumpridos em Vitória da Conquista tiveram como alvo a prefeitura da cidade. O mesmo vale para o mandado cumprido em Itapetinga. A única prefeitura envolvida no esquema investigado é a de Itaberaba. Favor retificarem essa informação caso a mesma esteja sendo divulgada em algum veículo de informação”, informou.
Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz
Cadeia neles, os ladrões do dinheiro público