Aconteceu na manhã da última quinta-feira, 16, uma reunião da Ordem dos Ministros Evangélicos de Itapetinga (OMEI) no templo da SIBI (Segunda Igreja Batista), localizada na Avenida Gerson de Oliveira (Bairro Nova Itapetinga), com cerca de cinquenta pastores (homens e mulheres) representando vários Ministérios e Denominações respeitando o distanciamento e as restrições de segurança.
O Pastor Lécio Rosa (Presidente) abriu a reunião após cumprimentar a todos os presentes, em seguida fez uma oração de agradecimento a Deus. Houve um momento de louvor e adoração com o Pastor Mário Santos (Ministério Sedentos da Glória), levando a Igreja a se alegrar na presença do Senhor. Ao fazer uso da palavra, Lécio Rosa agradeceu a todos pelo comparecimento à reunião, cumprimentou e agradeceu ao prefeito Rodrigo Hagge (MDB), por aceitar ao convite da OMEI para ouvir as sugestões e demandas da instituição.
Na sequência o Pastor Odinei Ferreira (Segunda Igreja Batista de Itapetinga) ministrou uma Palavra abençoada com base no livro do Profeta Isaias, capítulo 7, versículos 2,3 e 4. (“Irmãos acordemos!”), Isaías 7:2-4 traz uma grande lição para todos nós. As Palavras de ordem são: Acautela-te, Aquieta-te, Não Temas e Não Desanime o teu Coração”, disse Pastor Odinei Ferreira.
Pastor Lécio Rosa falou sobre os efeitos da pandemia do novo Coronavírus, de como tudo começou há quatro meses, as mudanças de hábito, as normas estabelecidas, os decretos e restrições estabelecidos pelas autoridades de saúde no país, presidente, governadores e prefeitos. Pr. Lécio falou dos desafios que o chefe do executivo tem enfrentado nesse período de pandemia, das críticas sofridas, da pressão de vários segmentos da sociedade, a tomada de decisões acertada ou não em benefício da população. Pediu compreensão dos colegas pastores para esse momento delicado que estamos atravessando, em que todos nós precisamos colaborar com as autoridades locais no sentido de enfrentar e combater a pandemia no município.
Na sequência Lécio Rosa convidou o prefeito Rodrigo Hagge para fazer uso da palavra. Rodrigo começou agradecendo a Deus pela oportunidade de se fazer presente na reunião e a todos os pastores pelo apoio e compreensão. O prefeito aproveitou o momento para esclarecer todas as dúvidas acerca da pandemia, medidas restritivas, decretos municipais, ações enérgicas para o enfrentamento da doença no município, ouviu críticas e sugestões dos membros da OMEI, fez questão de responder a todos, sem cessar nenhum questionamento.
A pergunta principal que estava na boca de todos era a seguinte: Prefeito Rodrigo Hagge o atual Decreto do Toque de Recolher e Horário Especial de funcionamento do comércio será prorrogado ou haverá mudança?
A resposta do prefeito Rodrigo foi altamente positiva. Ele explicou os motivos que o levaram às últimas decisões tomadas no município acerca de decretos e medidas restritivas. Quanto ao Decreto Municipal Nº 125/2020, estará em vigência até domingo, 19/julho, quando o Gabinete de Crise estará elaborando um novo Decreto, mas garantiu que não abrirá mão do Toque de Recolher que tem surtido um efeito considerável, mas estenderá o horário do toque de recolher, alterando das 19:00 às 05:00h da manhã, para a partir das 21/22:00h às 05:00h da manhã…
Rodrigo Hagge falou dos números da COVID-19 em Itapetinga, esclarecendo ponto a ponto, a exemplo dos Casos Confirmados, Ativos, Cumulativo, Descartados, Suspeitos, Monitorados, dos Óbitos, do trabalho incansável das equipes da Secretaria de Saúde / Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Guarda Municipal, COMUTRAN, Gabinete de Crise, Grupo Sparta, outras instituições envolvidas.
Falou dos números de Casos de Pacientes Curados no município que chegam a 384, número maior que os de Casos Ativos que atualmente estão em 198. “A reunião foi altamente produtiva, pois tive a oportunidade de ouvi-los, pude explanar todo o dia a dia dos profissionais da área de saúde da prefeitura de Itapetinga, as incertezas e as dificuldades de como tem sido enfrentar a pandemia do Coronavírus em Itapetinga e em todo o mundo”, enfatizou o prefeito.