A GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA trabalha na linha de frente do combate à Covid-19, com atuação em princípio, nas Barreiras Sanitárias e atualmente na fiscalização das medidas restritivas e decretos municipais. Os EPI’s foram enviados após habilitação da GM de Itapetinga.
O Comandante da Guarda Municipal de Itapetinga, GCM Weltmo Vieira esteve em Salvador no último dia 16, para receber o material que vai ajudar a GM local a continuar desenvolvendo as ações de enfrentamento à COVID-19 durante a pandemia.
O que a GMI recebeu através de um plano de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Itapetinga – Guarda Municipal e Ministério da Justiça e Segurança Pública – Secretaria Nacional de Segurança Pública?
A Guarda Municipal de Itapetinga recebeu 10.200 Máscaras Cirúrgicas Descartáveis / 405 Unidades de Álcool em Gel Antisséptico 500 ml cada / 101 Caixas de Luvas de Procedimento não Cirúrgico nos tamanhos P, M e G.
A doação foi feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, após a nossa GM ter sido habilitada para firmar convênios e receber recursos financeiros da União para financiamentos e projetos na área de segurança da cidade.
Segundo Weltmo Vieira (Comandante da GM local), o recebimento dos materiais está condicionado a essa habilitação, que só foi conseguida por 38 cidades em todo o país. Os guardas municipais foram reconhecidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como integrantes operacionais para colaboração no fortalecimento da segurança dentro dos municípios, após a criação da Lei do Sistema Único de Segurança Pública (nº 13.675/2018).
De acordo com Weltmo Vieira, o material já chegou ao Comando da Guarda Municipal, onde foram montados um kits individuais os membros da GM e distribuídos para a tropa, o restante do material está em almoxarifado, mas nos próximos dias será distribuído para algumas instituições das forças de Segurança Pública, a exemplo do Tiro de Guerra 06-023, COMUTRAN (Coordenadoria Municipal de Trânsito), Guardas Municipais de Itororó, Potiraguá e Itarantim…
“Esse material veio em boa hora, pois continuamos atuando no enfrentamento à COVID-19 durante a pandemia, temos intensificado as fiscalizações no município, atuado em parceria com as Polícias Civil, Militar (8ª CIPM), COMUTRAN, entre outras” enfatizou Weltmo Vieira.
“Nós da Corregedoria da Guarda Municipal nos sentimos honrados com esse reconhecimento por parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, prova inequívoca da transparência dos relevantes serviços prestados pela GM de Itapetinga à nossa comunidade”, disse o GCM Aparício Sousa Santos.
Aproveitando o ensejo dos EPI’s doados pela SENASP, o comandante Weltmo Vieira ao montar os Kits Individuais para a tropa, acrescentou um par de botas coturno (Azimute Brasil) material que foi adquirido pela prefeitura municipal. O novo fardamento já foi licitado e a empresa vencedora está confeccionando o material.