ITAPETINGA SEDIA ENCONTRO DE SAÚDE E TORNA-SE REFERÊNCIA NO SETOR…

Na manhã desta quarta-feira, 28, a secretaria de saúde de Itapetinga reuniu os representantes do setor de toda a região para debaterem o fluxo do Hospital Municipal Virginia Hagge, que será inaugurado no próximo mês.

12 cidades enviaram seu corpo técnico de saúde para participarem de um momento importante de avanço no cuidado e atendimento do SUS, desde a atenção básica até à especializada.

Ao abrir a reunião, a secretária Rosania Rabelo falou sobre o déficit que tínhamos em relação ao atendimento à gestante, maternidade e saúde da criança. Ao apresentar a importância do pré-Natal para reduzir a mortalidade materna, a partir de uma assistência humanizada, a enfermeira Yandra Oliveira falou sobre o trabalho desenvolvido no município.

Nos postos de saúde, um protocolo criterioso foi criado para otimizar o atendimento. Uma planilha completa faz o acompanhamento de todos os dados gestacionais. Para garantir a saúde das futuras mamães, o município oferece atendimento multidisciplinar com vacinação, atendimento odontológico, prescrição de vitaminas e medicamentos necessários, além de serviços especializados com nutricionistas, fisioterapeutas. Há, ainda, a disponibilização de duas ultrassonografias por gestante.

O atendimento especializado para gestantes de alto risco também foi explanado como um programa que oferece segurança e mais possibilidade de garantir vida. Atualmente, o município tem quase 600 grávidas acompanhadas na rede municipal, cerca de 80 delas estão acolhidas pela rede de alto risco, sendo cuidadas com os critérios necessários.

“Itapetinga tem ganhado destaque e se consolidado como polo regional, também na saúde. Ao inaugurar o hospital municipal, nossa cidade inaugura um novo tempo no atendimento SUS e dá mais um passo nesse desenvolvimento, fortalecendo-se como referência em todo o estado”, esclareceu a secretária Rosânia Rabelo.

À tarde, o grupo discutiu saúde mental, setor no qual Itapetinga já é referência por possuir uma rede completa de atendimento com Caps III, Caps Ad e duas residências terapêuticas.

“A ampliação do atendimento à saúde é uma demonstração clara de que o município se preocupa com seus cidadãos, trabalha com seriedade e, principalmente, de forma humanizada, porque uma administração pública tem como função primordial cuidar de gente”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

Entrevistas: Na oportunidade ouvimos o secretário de saúde de Maiquinique, Sr. Niyl Anderson Modesto, que parabenizou Itapetinga pela iniciativa de pactuar com os municípios do Médio Sudoeste que contarão com o Hospital Virgínia Hagge na demanda da rede Materno Infantil e no âmbito da Saúde Mental, com a unidade do CAPS III regional.

“Se tratando do município de Maiquinique temos uma carência enorme nesse sentido. Sem dúvida alguma foi impactante e será resolutivo pra nossa equipe, pra nossa comunidade se tratando desse novo hospital que veio para a cidade de Itapetinga reformulando todo o conceito que temos do SUS e com uma resolutividade. Agora temos uma opção, temos uma segurança, um suporte há 52 km do nosso município. Juntamente com nossa equipe estaremos implantando todos os protocolos que foram apresentados pela equipe de Itapetinga. Na verdade só temos a agradecer”, enfatizou Niyl Anderson.

Vamos ouvir a o pronunciamento do secretário Niyl Anderson Modesto que falou ao repórter Sizinio Neto ao final do evento na Casa da Amizade. Para ouvi-lo basta clicar no Play abaixo

Ouvimos também o enfermeiro Mateus Sousa (lotado na Secretaria Municipal de Saúde de Maiquinique) que durante a plenária falou sobre a atuação do seu município, das demandas e da perspectiva para o Hospital Virgínia Hagge que chegou para atender a região do Médio Sudoeste.

“A verdade é que na nossa região, o hospital referência que é o Esaú Matos, se encontra no momento sobrecarregado, então, ter esse apoio de um hospital regional voltado à saúde da mulher, à saúde da criança, à saúde da puérpera, pra nós vai ser um suporte muito interessante e estamos gratos com certeza, e juntos para somar forças para que esse projeto avance. Sobre o CAPS III regional ele falou o seguinte: Depois da pandemia, o adoecimento psíquico tomou uma proporção imaginável, onde percebemos a importância de cuidar não apenas do corpo, mas termos uma atenção especial com o emocional. Com o CAPS III para a região, contaremos com um equipamento qualificado na área de saúde mental”, falou Mateus Sousa.

Vamos ouvi-lo no Play abaixo

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *