O Diário Oficial do Estado da Bahia publicou, neste sábado (28/06/2025), o aviso de licitação para a construção do Hospital Regional de Itapetinga, unidade que contará com 130 leitos, dos quais 20 serão de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de adultos e recém-nascidos. O projeto integra a política de regionalização da assistência à saúde promovida pelo Governo da Bahia.
O hospital terá estrutura especializada para atendimento a gestações de alto risco, incluindo ambulatório específico, internação obstétrica, UTI neonatal, além de Unidades de Cuidados Intermediários (UCINCo e UCINCa) e um posto de coleta de leite humano.
Além do atendimento materno-infantil, a unidade também oferecerá:
-
Serviços de urgência e emergência 24 horas para adultos, crianças e gestantes;
-
Leitos clínicos e cirúrgicos nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, obstetrícia, pediatria e saúde mental;
-
Centro cirúrgico com cinco salas operatórias e leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto);
-
Centro de diagnóstico por imagem com equipamentos de tomografia, ultrassonografia com Doppler, radiologia com contraste, endoscopia e broncoscopia, além de laboratório clínico.
Investimento e cronograma
A obra está orçada em R$ 125 milhões, com previsão de início logo após a assinatura da ordem de serviço, que deve ocorrer em outubro de 2025, concluindo-se em até 18 meses. O edital de licitação abre espaço para que empresas do setor participem do certame, conforme as exigências legais.
Declaração da secretária da Saúde
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância estratégica da nova unidade:
“Este novo hospital contribuirá para a regionalização da assistência à saúde. O nosso compromisso é fazer com que, cada vez mais, o cidadão tenha o tratamento de média e alta complexidade na sua região, sem necessidade de grandes deslocamentos.”