Governo Jerônimo publica aviso de licitação para construção do Hospital Regional de Itapetinga

Diário Oficial do Estado da Bahia publicou, neste sábado (28/06/2025), o aviso de licitação para a construção do Hospital Regional de Itapetinga, unidade que contará com 130 leitos, dos quais 20 serão de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de adultos e recém-nascidos. O projeto integra a política de regionalização da assistência à saúde promovida pelo Governo da Bahia.

O hospital terá estrutura especializada para atendimento a gestações de alto risco, incluindo ambulatório específico, internação obstétrica, UTI neonatal, além de Unidades de Cuidados Intermediários (UCINCo e UCINCa) e um posto de coleta de leite humano.

Além do atendimento materno-infantil, a unidade também oferecerá:

  • Serviços de urgência e emergência 24 horas para adultos, crianças e gestantes;

  • Leitos clínicos e cirúrgicos nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, obstetrícia, pediatria e saúde mental;

  • Centro cirúrgico com cinco salas operatórias e leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto);

  • Centro de diagnóstico por imagem com equipamentos de tomografia, ultrassonografia com Doppler, radiologia com contraste, endoscopia e broncoscopia, além de laboratório clínico.

Investimento e cronograma

A obra está orçada em R$ 125 milhões, com previsão de início logo após a assinatura da ordem de serviço, que deve ocorrer em outubro de 2025concluindo-se em até 18 meses. O edital de licitação abre espaço para que empresas do setor participem do certame, conforme as exigências legais.

Declaração da secretária da Saúde

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância estratégica da nova unidade:

“Este novo hospital contribuirá para a regionalização da assistência à saúde. O nosso compromisso é fazer com que, cada vez mais, o cidadão tenha o tratamento de média e alta complexidade na sua região, sem necessidade de grandes deslocamentos.”

Impacto regional

O Hospital Regional de Itapetinga visa atender populações de municípios do Médio Sudoeste e entorno, aliviando a pressão sobre os hospitais de Vitória da Conquista e Salvador. O equipamento deve promover maior resolutividade nos atendimentos hospitalares e garantir acesso a cuidados especializados de forma descentralizada, reforçando a infraestrutura de saúde pública do interior baiano. Por Jornal Grande Bahia

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *