A secretaria municipal de Saúde não cessa de intensificar o trabalho de combate e prevenção à COVID-19, em Itapetinga. A Vigilância Epidemiológica do município é que está à frente dos trabalhos de triagem por telefone e atendimentos em domicílio.
Para reforçar essas equipes estão sendo contratados mais profissionais que atuarão diariamente. Ao todo serão 7 equipes percorrendo toda a cidade, realizando visitas domiciliares, triagem do quadro clínico, testagem rápida e avaliação do paciente.
A população ainda conta com atendimento médico para os casos com sintomas da covid-19. De segunda-feira a sábado. Desde que iniciaram os primeiros casos da nova doença em Itapetinga até hoje, foram realizados mais de mil testes rápidos e mais de 1500 visitas domiciliares.
Como funciona a triagem por telefone
A população de Itapetinga conta com um serviço de call center, formado por profissionais capacitados para prestar esclarecimentos sobre a COVID-19, que funcionará 24 horas a partir de amanhã. Nesse caso, deve-se entrar em contato pelos telefones abaixo ou dirigir-se à UPA.
Números ativos das 8 às 18 horas: (77) 98814-4695 / 98814-4694 / 98814-9996 / 98814-4927 / 98839-1089 / 98845-9425 / 3262-2660…
Números ativos das 18 às 23:59 horas: (77) 98802-3791 / 98814-4922
A central de atendimento está capacitada para fazer uma triagem sobre os casos que necessitam receber visitas domiciliares, testes rápidos e sobre os pacientes que por ventura devam permanecer em isolamento. Quando o cidadão entra em contato por telefone, ele passa por uma série de perguntas que leva o atendente devidamente treinado, a encaminhá-lo para a próxima etapa.
Na maioria das vezes é descartada a visita domiciliar e o teste, porque não foram identificados os requisitos protocolares de acordo com a OMS e o Ministério da Saúde para COVID-19. ASCOM PMI