O vaqueiro RUFINO JOSÉ DE OLIVEIRA, residente na Travessa Porto Alegre, esquina com a Avenida Gerson de Oliveira (Bairro Nova Itapetinga) comemorou na última segunda-feira (08), o seu aniversário de noventa (90) anos de existência, ao lado da esposa Zuína Gonçalves Oliveira (77), seus oito (08) filhos, 40 netos e 15 bisnetos.
Vovô Rufino como é chamado por todos os moradores da Nova Itapetinga em respeito a sua idade, nasceu em Anagé-BA, em 08 de agosto de 1921. Veio para Itapetinga ainda criança (08 anos) e por aqui constituiu família, trabalhou por mais de 30 anos como vaqueiro na fazenda do Sr. Júlio Ferraz, na região do Pilãozinho (Itapetinga), se aposentou e hoje, curte a vida da melhor forma possível.
Vovô Rufino é um homem de boa memória, lembra de Itatinga, antes da emancipação, das primeiras construções, dos administradores, da criação de alguns bairros da cidade e até hoje é amante da vida no campo, não consegue esquecer sua maior paixão (a vida de vaqueiro, tropeiro), ainda lembra com muita emoção.
Vovô Rufino se casou muito cedo (aos 19 anos), conviveu com a primeira esposa apenas cinco (05) anos, em 1945 casou-se no civil com D. Zuína, com quem teve dez (10) filhos, dos quais dois (02) já morreram. O casal vai celebrar "Bodas de Ébano" equivalente a 66 anos de casados, mas já passaram por muitas Bodas (Diamante, Ouro, Rubi, Prata, Bronze, Cobre, Porcelana, Zinco, Flores, Algodão, entre tantas outras). Hoje o casal possui oito (08) filhos, mais de quarenta (40) netos, dezesseis (16) bisnetos e quem sabe até tataranetos.
Os Filhos são: Newton, Joaquim, Luciano, Jailton, Nelson, Joel, Rosa, Antonio, Carlito (in-memorian) e Leonice (Nega) {in-memorian}. Seu Rufino é trançador e nas horas de folga costuma trabalhar com couro cru ou curtido para fazer tacas, acessórios de arreios, entre outras criações.
Gosta de um bom requeijão e se delicia com leite puro (sem mistura) como antigamente, um bom cafezinho e não perde tempo, ama bater papo com os amigos sentado na porta de sua casa. Vovô Rufino é evangélico há muito tempo, membro da Igreja Cristã no Brasil (Sede Nova Itapetinga).
O repórter Sizinio Neto o chama de Pai Rufino (desde que morava no bairro Nova Itapetinga) e quando sobra um tempinho vai até a casa do Velho Amigo e Irmão em Cristo para botar o papo em dia, ficam horas e horas conversando sobre os mais diversos assuntos.
Seu Rufino sempre acompanhou o radialista no Rádio (desde 1997) e gosta do seu estilo como apresentador. Na tarde desta quarta-feira (10), os dois se encontraram e aproveitaram para fazer uma foto e matar a saudade, tendo em vista que o amigo repórter há quase três anos não mora na Nova Itapetinga. Parabéns Vovô RUFINO PELOS SEUS 90 ANOS, CHEIO DE VITALIDADE! QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO SEUS PASSOS!
a guarda civil municipal de itapetiga esta de parabens,ta entre a guarda mais organizada da bahia.visite o nosso saite um grande abraça a todos.seleçao de condeuba estara jogando neste domigo dia 14 /08 /2011.sabemos que a segurança nos jogos e uma das melhores pois temos uma equipe preparada.obrigado a todos.
http://www.guardamunicipaldecondeuba.org
gostei de ver a guarda de itapetinga como uma das melhores da babia e vçs esta de parabens ,e espero que logo anossa guarda municipal de condeuba esteja tbm entre as guardas de destaque da bahia ; visite nosso sate http://www.guardamunicipaldecondeuba.org