SEGURANÇA PÚBLICA É TEMA DE PALESTRA NO TIRO DE GUERRA

O Tiro de Guerra 06-023 sediou na noite de sábado (09), uma palestra sobre segurança pública e cidadania para estudantes e profissionais de várias áreas. O evento é organizado pelo GM Aparício Souza, Diretor do Conselho Nacional de Guardas Municipais.

O palestrante foi o delegado de polícia, Roberto Júnior, titular de Itapetinga.
Na oportunidade, para uma plateia atenta, ele abordou vários temas, entre eles, a reforma do Código de Processo Penal e legalidade na ação policial. Contou, também, da experiência vivida nos anos de 2009 e 2010, quando participou de cursos na SWAT, em Orlando – Estados Unidos.
Outros temas debatidos pelo delegado:
-Local de crime;
-Homicídios;
-População carcerária;
-Abordagem policial;
-Atribuição constitucional das polícias.

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Bispo

Nascido e criado em Itapetinga, José Bispo Santos é Escrivão de Polícia Civil desde 1998 e graduado em História pela FTC. Foi redator de jornalismo e esportes da Rádio Jornal de Itapetinga (1992-1997). É evangélico pela misericórdia de Deus e um dos editores do Itapetinga na Mídia.

Posts Relacionados

2 thoughts on “SEGURANÇA PÚBLICA É TEMA DE PALESTRA NO TIRO DE GUERRA

  1. Fabiano disse:

    Vi q um dos temas foi a atribuição constitucional das poícias.Tenho uma dúvida, não seria apenas a PM q deveria ser uma polícia ostenciva e não a civil, ou seja, eles não deveriam ter viaturas padronizadas e nem mesmo vestirem camisas parecendo fardas q os identifiquem como policiais? Acho q isso foge do aspecto constitucional, favor, se possível, esclareça minha dúvida.

  2. Roberto Júnior disse:

    Caro Fabiano,

    Muito oportuno e inteligente o seu questionamento, de fato a polícia civil é a pólícia judiciária e investigativa. no dia a dia, exercendo a nossa função, não usamos nenhum tipo de fardamento, pois a nossa atividade é velada, porém em determinadas situações a exemplo de operações policiais, precisamos sim ser identificados, senão vejamos, imagine o cidadão se deparando com dois ou três homens correndo portando armas de fogo, como irá ele saber que alí se tratam de policiais e não criminosos. por tal motivo precisamos ser identificados. De igual forma age a polícia federal que também possui camisas e viaturas padronizadas.
    De fato nesta foto eu estava com a camisa padronizada da polícia civil, pois iriamos logo em seguida realizar uma batida policial na nova itapetinga, como de fato ocorreu resultando na apreensão de pequena quantidade de entorpecente e condução de quatro pessoas suspeitas de envolvimento em roubos ocorridos recentemente em estabelecimento comerciais.
    Espero ter contribuído para esclarecer seu questionamento.

    Roberto Júnior
    delegado de polícia
    robertojrdelegado@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *