Secretária de Saúde (Rosânia Rabelo) com a equipe da UBS da Ecosane.
A secretária municipal de Saúde de Itapetinga, Rosânia Rabelo, passou a manhã desta sexta-feira, 03, visitando as Unidades de Saúde da Família, começando pela UBS da Ecosane, seguindo para UBS das Casas Populares, depois UBS José Luna (bairro Nova Itapetinga), ainda UBS Orfísia Andrade (bairro São Francisco de Assis), UBS Vila Rosa, UBS Vila Isabel e SAS/CTA (Serviço de Assistência Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento) na Rua Olímpio Vieira (Centro), Restando apenas ainda a Clínica da Família Roberto Santos (bairro Clerolândia) e a UBS Dr. Guilherme Dias (bairro Camacã).
O objetivo da Visita Técnica é estreitar os laços com as equipes das unidades e também com a população, ouvindo as pessoas sobre o atendimento e suas demandas, bem como avaliar e melhorar a oferta de serviços oferecidos em cada UBS. Na oportunidade Rosânia Rabelo conversou com usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que estavam sendo atendidos nas unidades, dialogando com mães, seus filhos, idosos e pacientes assistidos em cada território.
Rosânia Rabelo com a equipe da UBS das Casas Populares (bairro Nova Itapetinga)
Na oportunidade Rosânia se reuniu com cada equipe das UBSs para apresentar ideias de projetos e programas a serem implementados na Saúde da população, a exemplo do Corujão da Saúde (voltado ao cuidado integral à Saúde do (a) cidadão (ã), o Corujão da Saúde que estende o horário de funcionamento das unidades (UBS), com serviços gratuitos oferecidos no turno da noite, à população – será implementado ao Programa Avança Saúde, com realização de PSA, consultas médicas, odontológicas, teste rápido, aferição de pressão e vacinação, em horário a ser definido pela equipe técnica da SMS.
Outra ideia apresentada foi a do FALA, COMUNIDADE, que leva a equipe técnica da secretaria para as unidades de saúde da sede, distrito (Bandeira do Colônia) e Povoado de Palmares, com o objetivo de aproximar a população dos profissionais. O foco, segundo a Secretária de Saúde, Rosânia Rabelo, é trazer resolutividade às principais necessidades apontadas pelos usuários, com melhorias efetivas para a marcação de consultas, o fluxo e o atendimento ao cidadão.
Na UBS da Vila Rosa, por exemplo, Rosânia aproveitou para para ouvir as pessoas que estavam sendo atendidas, ouviu suas demandas, reivindicações, solicitações e manifestações acerca dos serviços oferecidos na área da saúde. “É o nosso dever, cuidar bem da saúde da nossa população, ofertar o maior número de serviços e de boa qualidade aos munícipes que procuram sua Unidade de Saúde de referência. A Saúde de Itapetinga tem avançado porque temos total apoio do nosso prefeito Rodrigo Hagge (MDB) que não tem medido esforços em investimentos na pasta da Saúde”, enfatizou Rosânia Rabelo.