SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: LEVANTAMENTO REGISTRA QUEDA NO ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM ITAPETINGA

Agentes de Endemias utilizando o Bloqueio Costal no Residencial Neto Fernandes antes do Faxinaço.

Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, na chamada Semana Epidemiológica 12 (até o último domingo, 24), aponta que o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue está em 1,19% em Itapetinga, mas houve redução em relação à última pesquisa, quando foi alcançado 1,45%.

Nos bairros da Vila Riachão, Clerolândia até a Vila Rosa, por exemplo, o índice de infestação era considerado preocupante, chegou a 6.07, mas no último levantamento até o domingo, 24, caiu para 1.97, depois da Força Tarefa criada pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, onde a Vigilância em Saúde e a Vigilância Epidemiológica colocaram seus times em campo, trabalho liderado pelos agentes de Endemias e agentes comunitários de saúde, além de contarem com o reforço do chamado Faxinaço numa ação integrada, retirando dezenas de toneladas de lixo, entulho de construção e material de descarte, eliminando os possíveis focos do mosquito da Dengue.

Além do Faxinaço que ocorre aos finais de semana em quatro bairros por vez, os agentes visitaram nas Vilas mais de 1200 residências ou imóveis, numa área de  22 quarteirões, onde orientaram a comunidade entrando de casa em casa, coletaram material, encontraram depósitos para criação e reprodução do mosquito da Dengue e em alguns casos eliminaram os focos de imediato, utilizaram o chamado Fumacê (Bloqueio Costal) em vários bairros do município, eliminando o mosquito adulto.

A secretaria de Saúde também contou com um importante aliado na prevenção ao mosquito, o Programa Saúde na Escola que logrou êxito no trabalho realizado nas escolas da redes municial e particular de ensino. Educação Permanente que acontece o ano todo, não apenas em períodos sazonais.

Já no Faxinaço, a população providenciava descartar tudo que podesse armazenar água ou servir de depósito dos ovos, além de colocar para fora todo o lixo acumulado no interior do imóvel ou nos quintais. O Multirão de Limpeza batizado de Faxinaço foi uma ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti e terá continuidade. O Faxinaço já alcançou os bairros Hilda Gama, Clerolândia, Nova Esperança, Vila Aurora, Vila Riachão, Vila Suzano, Vila Maria, Vila Rosa, Vila Sônia e Vila Isabel, onde houve redução do índice de infestação do mosquito.

Apesar da redução no índice, a Secretaria Municipal de Saúde mantém as recomendações de cuidados à população, como a manutenção de limpeza nos quintais, calhas, vasos de plantas, eliminação de depósitos que acumulem água, entre outros.  Novos levantamentos devem ser realizados nos próximos dias para acompanhamento. “O trabalho vai continuar, não abriremos mão da Força Tarefa que foi criada com o objetivo de eliminar os focos e nos livrar das arboviroses, mas precisamos continuar contando com o apoio da comunidade nessa guerra contra o mosquito da Dengue”, enfatizou Rosânia Rabelo – Secretária de Saúde.

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *