Escola Municipal em meio a matagal e rua esburacada.
A Reportagem do Itapetinga na Mídia foi solicitada por habitantes de Ribeirão do Largo, sudoeste da Bahia, distante 100 km de Itapetinga, para registrar através das Lentes do Repórter Sizinio Neto, que foi incumbido dessa Missão, com intuito de mostrar para a Bahia e o Brasil, o descaso das autoridades com a cidade que a cada dia para no tempo.
Ao chegar à cidade na manhã da última sexta-feira, 23/11, a população foi muito receptiva e acompanhou o repórter pelo município, a fim de mostrá-lo os estragos provocados pelas fortes chuvas que caíram no município, bem como os serviços básicos que deixaram de ser assistidos pelo poder público e não estão chegando aos habitantes da sede, distrito e povoados.
Estradas Vicinais Acabaram:
Começamos então pela estrada da Ladeira do Mateiro, trecho de chão (35 km), depois de sair da pista da BA-634, Rodovia Itambé/Ribeirão do Largo. A região é montanhosa e temida por muitos motoristas que trafegam por ela, principalmente pela existência de uma ladeira muito famosa no alto da Serra do Mateiro, daí surgiu o nome (Ladeira do Mateiro), trecho muito íngreme, além de despenhadeiros imensos nas duas laterais da estrada.
A Reportagem do Itapetinga na Mídia por pouco não conseguia chegar ao município, devido a quantidade de crateras na estrada e trecho de lama profunda, onde o veículo (Fiat Pálio) teve que atravessar a via para conseguir passar. O Repórter Sizinio Neto não perdeu tempo e começou a partir da Estrada do Mateiro a registrar seu documentário.
No topo da ladeira encontramos muitas árvores com as raízes totalmente descobertas, penduradas nos barrancos na iminência de se despencar sobre os veículos que arriscam trafegar pela localidade, vez que a correnteza das águas pluviais provocou muitas erosões nos barrancos e encostas.
A CIDADE:
Na entrada da cidade, percebemos que havia alguma coisa errada, pois a prefeitura (localizada no centro) estava fechada, não havia prefeito, secretário, enfim, não conseguimos contatar com nenhum representante do prefeito Pacífico Luz (derrotado nas últimas eleições), o qual não tem comparecido na cidade, segundo os moradores.
Lixo espalhado, containeres repletos de lixo nas esquinas e quarteirões da cidade, buracos enormes e crateras na pavimentação, entulho, uma cidade sem movimentação, pouca gente nas ruas, este foi o cenário que encontramos logo quando adentramos a sede de Ribeirão do Largo. Visitamos todos os bairros, pois a cidade é pequena, mas em todas as localidades os moradores expressaram a mesma preocupação, a certeza de que a situação já passou dos limites de tolerância.
Parte dos servidores do município (funcionários da saúde) sem receber seus salários há dois meses, fechamento de várias instituições, por último, segundo os moradores, fecharam até o Departamento de Gestão do Bolsa Família e o único PSF da cidade, pelo menos os habitantes disseram que não há médico e nem estrutura para atender a população.
Prédios escolares em meio ao matagal (lateral), ruas sem condição de tráfego e matagel até nos fundos do Centro de Saúde da cidade.
Veículos Sucateados:
Funcionários do Almoxarifado permitiram nossa entrada e pudemos verificar "In Loco" que boa parte dos veículos está sucateada, patrol sem pneus, caçambas paradas sem motor, carros depenados, veículos com motor fundido, conforme Registro Fotográfico.
Bairro Abandonado:
A situação mais absuda verificamos no Loteamento aos fundos do Bairro Espanha, numa região montanhosa, sem terraplanagem, casas em cima de morro ou abaixo deles, sem nenhuma infraestrutura, nem mesmo saneamento básico (falta de rede de água, esgoto e energia elétrica), erosões na parte do aterro e nas encostas (buracos de até oito metros de fundura e seis de largura, crianças brincando na beira das crateras, ruas interditas, tivemos que subir a pé até o alto do morro para registrar o absurdo.
O prefeito eleito em 07 de Outubro, Valdomiro Guimarães Brito estava na cidade e foi entrevistado pela nossa Reportagem:
Antes de procurarmos o prefeito eleito Valdomiro, falamos com vários moradores, entre eles, o Sr. Lero Vaqueiro (morador do Móia), D. Graciane (D. Lôla) moradora do Conjunto Habitacional Alcedino Ramos (conhecido por Espanha), Manoel Messias de Oliveira (Professor da Rede Municipal e Diretor Presidente da APLB Sindicato), entre outros.
Quem é o Prefeito Eleito de Ribeirão do Largo:
Valdomiro Guimarães Brito, 49 anos, natural de Encruzilhada-BA, cidadão ribeirense há mais de 30 anos, cresceu na região, constituiu família, casando-se com D. Adilma Novais Brito, pai de duas filhas (Damares 22 anos e Priscila Novais Brito 23 anos). Trabalhador nato, aprendeu ainda muito cedo a lidar com a terra, onde fez de tudo um pouco, sabe ordenhar, operar trator, conhece muito da cultura agrícola e pecuária, pois tem uma propriedade rural na região, onde passa a maior parte do tempo quando está de folga.
Valdomiro é o atual vice de Paulo Luz (eleito) em 2008, que por motivo de processo na Justiça Eleitoral, por causa do desfecho de Paulo Luz com o irmão Pacífico Luz (atual prefeito) que deixa o mandato em 31 de dezembro de 2012, a dupla não assumiu a Prefeitura de Ribeirão do Largo, apesar dos recursos nos tribunais,
Valdomiro e Frodoaldo para alcançarem a vitória contaram com o apoio do povo, dos correligionários políticos, do amigo Paulo Luz (liderança no município e região), do amigo Amarante Brito (empresário e produtor), amigo pessoal de Geddel, Lúcio Vieira Lima (deputado federal) e do deputado Leur Lomanto e de muitas outras lideranças.
Valdomiro nos recebeu em sua residência acompanhado de sua família, correligionários e pessoas da comunidade local que a todo momento o procuravam para conversar, felicitar ou conhecer os futuros secretários que vão fazer parte do novo governo. O entrevistado falou sobre vários assuntos, entre eles, a eleição dos candidatos do PMDB (Valdomiro e Frodoaldo), apoio de Paulo Luz, a composição da Mesa da Câmara, secretariado, projetos de desenvolvimento para o município, entre outros… estamos fazendo a degravação da Entrevista e postaremos nos próximos dias.
Abaixo, as fotos que mostram um pouco da realidade de Ribeirão do Largo, fotos datadas de 23 de novembro de 2012, ou seja, a realidade nua e crua. [nggallery id=389]
Sizinio… a galeria de fotos não está pegando…
Mas segundo à sua reportagem, as figuras deveriam somente reforçar o absurdo absoluto que está acontecendo lá. Impossível ficar com inveja dos moradores de Ribeirão. Tomará que a situação melhore com o novo gestor.
OLÁ SIZINIO, VC ESTÁ DE PARABÉNS POR ESTA REPORTAGEM, POIS O PREFEITO ATUAL PARECE QUE FEZ DE SACANAGEM A PIOR ADMINISTRAÇÃO DO BRASIL, MUITA INCOMPETÊNCIA, AGORA TORCER PARA VALDOMIRO E PAULO LUZ RECONSTRUIR A CIDADE! SACANAGEM …
Parabéns Sizinio pela matéria, pois sou filha dessa terra que um dia me orgulhou, mas que atualmente está me decepcionando, tanto que mudei de lá e hoje estou residindo em Itapetinga, embora ainda tenho familiares e laços de raízes, mas os governantes enganaram a população ainda deixaram a cidade a ver navios, fechada, feia, sucateada. Quero lhe parabenizar pela reportagem, pois teve coragem de mostrar a realidade nua e crua. Que a população do Largo possa refletir!
ta feia msm; ultimos mês passei la nem 1 telefone publico fucionava!! q vergonha pra o povoo!!!