Máscara para prevenção de contaminação pelo coronavírus EFE/EPA/FRIEDEMANN VOGEL
De acordo com a Our World in Data, que coleta e organiza dados do mundo inteiro, o Brasil tem 38,45% da população inteiramente imunizada. A porcentagem de indivíduos parcialmente vacinados é de 30,33%. No total, cerca de 69% da população brasileira tomou, no mínimo, uma dose do imunizante. Todos os dados do site usados nesse texto se referem ao dia 22 de setembro.
Então, se for considerada a população completamente imunizada, são poucos os países europeus com índices menores que os 38,45% do Brasil: Montenegro(32,87%), Rússia(28,29%), Romênia(27,58%), Geórgia(18,61%), Bielorússia(15,41%) e Ucrânia(12,19%). Entre estes, apenas na Geórgia o uso da máscara não é obrigatório. O governo apenas recomenda o uso, como forma de evitar a disseminação do coronavírus.
Se for considerado o índice da população que tomou pelo menos uma dose da vacina contra covid, o número de países europeus com números abaixo dos 69% do Brasil cresce bastante. A Alemanha, um dos países mais ricos do mundo, tem índice de 67%, a Grécia tem 62% e a Rússia apenas 32%.
Entre estes, os únicos países europeus que não exigem o uso de máscaras em nenhuma situação são a Suécia e a Finlândia. A Suécia, que tem 70% da população com pelo menos uma dose da vacina, não tem política pública sobre o tema. A Finlândia, onde este índice é de 74%, apenas recomenda o uso da máscara.
Os demais países europeus exigem máscaras em espaços públicos. Alguns de forma mais rígida, até com previsão de multas. Outros, apenas em casos em que outras pessoas estejam presentes e/ou não seja possível manter o distanciamento social.
A informação do tuíte viralizado, portanto, é enganosa. De início, porque não há “muitos países europeus” com menos pessoas vacinadas que no Brasil. Depois, independentemente do índice que se use para fazer a comparação com a vacinação entre os brasileiros, apenas três países da Europa não tem legislação que obrigue o uso de máscaras.
A imensa maioria dos países europeus não aboliu o uso obrigatório de máscaras. Em alguns deles, as exigências apenas foram flexibilizadas. Por www.r7.com
Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777