PAINEL CORONAVÍRUS ITAPETINGA: 13 NOVOS CASOS DE CONTAMINAÇÃO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS…

Em Itapetinga, no sudoeste baiano, a semana começou com a notificação de novos Casos de Contaminação da COVID-19, a exemplo da segunda-feira, com 31 novos registros.
A terça-feira foi mais leve, mas ainda assim a Secretaria Municipal de Saúde notificou 13 novos Casos de Contaminação. No mesmo período houve notificação de 14 Pessoas Recuperadas da doença (pessoas que estavam em Isolamento Domiciliar e vinham sendo monitoradas pela VIEP Vigilância Epidemiológica). Com diferença de apenas um caso entre novos Contaminados e Recuperados, o número de Casos Ativos permaneceu estável, pulando de 98 para 97.
Painel Coronavírus Itapetinga para esta quarta-feira, 16 de dezembro: Casos Confirmados: 2.632 (acumulados desde o início da pandemia), mas no MAPA COVID-19 DA SESAB, o município de Itapetinga aparece com 2.680 Casos Confirmados. Casos Recuperados: 2.476 / Casos Monitorados: 255 / Casos Ativos: Eram 98, agora são 97 / Descartados: Passam de 5.500 / Óbitos: 59.

BAHIA INVESTIGA MAIS DE 70 CASOS SUSPEITOS DE REINFECÇÃO PELA COVID-19

Mais de 70 casos suspeitos de reinfecção pelo novo Coronavírus estão sendo investigados na Bahia, segundo informações do infectologista Antônio Bandeira, que trabalha na Vigilância Epidemiológica do Estado. Essas reinfecções são causadas pelo mesmo vírus, mas com assinatura genética diferente e, por isso, o corpo não tem como se defender, explicam os especialistas.
“Ninguém hoje duvida que existe a reinfecção. A reinfecção existe sim, a reinfecção está provada na literatura através dos inúmeros casos que já foram publicados e aqui no Brasil recentemente”, disse Antônio Bandeira.
No dia 10 dezembro, o Ministério da Saúde havia confirmado o primeiro caso de reinfecção pela doença no país. O órgão disse que trata-se de uma profissional da área da saúde, de 37 anos, que mora em Natal (RN) e trabalha também na Paraíba.
Critérios para diagnóstico de reinfecção: Para confirmar o diagnóstico de reinfecção, os especialistas levam em conta alguns critérios, como o intervalo mínimo de 90 dias entre a primeira e a possível segunda infecção e resultados positivos do PCR, exame que identifica o vírus, nos dois momentos. Segundo os especialistas, a maioria das pessoas desenvolve anticorpos depois de infectadas. São esses anticorpos que garantem a proteção em um possível ataque do vírus.
Entretanto, os especialistas afirmam que o novo tipo do Coronavírus, diferente do que a pessoa já teve contato, pode atingir o organismo, impedindo que o corpo se defenda. Também não há uma definição sobre o tempo de atuação dos anticorpos.
Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *