NOTA DE ESCLARECIMENTO – SEMA (SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio desta Nota Técnica, apresenta esclarecimentos acerca dos recentes registros dos animais mantidos em cativeiro no Parque Municipal da Matinha. Este documento visa informar sobre denúncias de óbitos, suas causas envolvidas, os procedimentos adotados pela equipe técnica e as medidas preventivas que estão sendo implementadas para minimizar a ocorrência de novos eventos.

Comunicamos que, mesmo com protocolos rigorosos de manejo, monitoramento e cuidados veterinários, é possível que ocorram eventos que culminem em óbito animal. Entre as causas, destacam-se:

  • Condições naturais, relacionadas à senilidade;

  • Doenças pré-existentes, já que os animais são provenientes de apreensão ou resgates e, com frequência, chegam debilitados ou com lesões subclínicas. Ainda que recebam tratamento adequado e contínuo, alguns indivíduos não respondem de forma satisfatória;

  • Causas externas, incluindo invasão de animais domésticos (como cães e gatos) e de fauna silvestre de vida livre (como saruês e serpentes peçonhentas), além de ações ou ataques humanos aos animais;

  • Fatores previsíveis, como estresse decorrente da adaptação ao cativeiro e variações individuais de resposta fisiológica, os quais têm sido amenizados por meio da oferta de recintos adequados, segundo padrões de Norma Técnica exigidos para as espécies, monitoramento comportamental por etogramas e ajustes através de enriquecimento ambiental e ações de educação ambiental.

O Parque Municipal da Matinha conta atualmente com uma equipe multidisciplinar formada por 2 médicos-veterinários, 3 biólogos, 2 zootecnistas e 9 tratadores de animais, dedicada ao atendimento, monitoramento, alimentação e bem-estar de todo o plantel. Além disso, conta com a parceria de instituições acadêmicas na rotina de exames clínicos, estudos comportamentais e implementação de enriquecimento ambiental, agregando mais possibilidades de qualidade de vida aos animais.

Com relação às causas externas, o Parque vem ampliando o monitoramento ambiental com a instalação de 32 câmeras distribuídas estrategicamente ao longo do percurso dos recintos. Além disso, conta com o apoio do Pelotão Ambiental, responsável por rondas periódicas, somado à equipe de segurança da portaria. Causas suspeitas são relatadas em Boletim de Ocorrência junto à Delegacia.

O Parque da Matinha mantém uma gestão humanizada, oferecendo alimentação de qualidade, cuidados diários prestados por biólogos e tratadores e acompanhamento veterinário contínuo, garantindo atendimento imediato sempre que necessário. Todos os relatórios e laudos dos acontecimentos do corrente ano encontram-se disponíveis na Secretaria.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Parque Municipal da Matinha permanecem à disposição dos órgãos fiscalizatórios e da sociedade para quaisquer esclarecimentos complementares. Por Ascom/Prefeitura

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *