MURAL ARTÍSTICO DO CENTRO DE EXTENSÃO DA UESB HOMENAGEIA HISTÓRIA DE ITAPETINGA

Em Itapetinga, está em andamento a produção da fachada artística do Centro de Extensão Universitária da Uesb. O mural tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica e regional um espaço de diálogo com a arte, a ancestralidade e a força das personalidades que marcaram a história do município. A ação integra a proposta da Coordenação de Extensão, Esporte e Cultura (Ceec), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Para contar essa história e reafirmar o vínculo da Universidade com a comunidade itapetinguense e com o território de identidade do Médio Sudoeste baiano, o Centro de Extensão convidou artistas regionais para registrarem, no muro, personalidades e memórias significativas.

O mural também ressalta a Uesb como uma instituição que integra e interage com a comunidade, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A participação de grafiteiros na obra é simbólica, pois valoriza um grupo artístico muitas vezes marginalizado.

A história da Uesb em Itapetinga também é representada. O curso de Zootecnia, primeiro ofertado no campus, atendeu a uma demanda regional ligada à pecuária. Com o tempo, a instituição ampliou sua atuação, diversificando cursos e contribuindo para o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico da cidade.

A execução da obra está a cargo dos artistas e grafiteiros Júlio César Ferreira (Mister Júlio), de Itarantim, já conhecido por trabalhos no campus; e Cristovaldo Rodrigues (San) e Leandro da Silva (Léo Chan), ambos de Jequié. Segundo Mister Júlio, a criação do mural envolveu pesquisas sobre animais em extinção, povos de matrizes africanas, comunidades quilombolas e personalidades locais. “Vamos pesquisando junto com a comunidade e o painel vai ganhando forma, como se fosse um quebra-cabeça”, explicou.

Uma das homenagens é dedicada a dona Silvina Pereira, lavadeira que, embora analfabeta por muitos anos, tornou-se referência na Uesb a partir do Programa de Leitura (ProLer). Ela aprendeu a ler aos 80 anos e, desde então, participou ativamente do programa como leitora, contadora de histórias e palestrante.

Para sua filha, dona Laura Pereira, a homenagem é motivo de orgulho. “A vocês, muita gratidão, porque mamãe deixou um legado importante. Analfabeta, ela chegou a fazer palestras na Europa, na Suíça, sempre em defesa da educação”, relatou. Por Ascom / UESB

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *