Em Itapetinga, há 596 km da capital, sudoeste da Bahia, um fato inusitado aconteceu no bairro Américo Nogueira, envolvendo uma família que reside na Avenida Flamengo, de acesso ao muro do Coroas C. Clube, numa área considerada de risco e alagadiça (área de invasão), porém habitada.
A família do desempregado Edval Silva Alves, 37 anos, pai de três crianças (09, 10 e 13 anos), mora há muito tempo num casebre de taipa na área mais afetada pelo alagamento em período de chuva, além do esgoto que corre a céu aberto proveniente de outras localidades, incluindo a área invadida e habitada.
Família em estado de estado de vulnerabilidade e risco social, foi visitada, referenciada e assistida pelo CRAS Território do Américo Nogueira, por inúmeras vezes, tanto pelas assistentes sociais Marizete Matos e Marineuza Rodrigues, quanto pelo presidente da Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga, o radialista Sizinio Neto.
Por presenciarem a família habitando em área de risco, sem banheiro, próximo ao esgoto, inundação no piso do casebre, ameaça de desabamento do próprio “barraco”, os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, CRAS e Defesa Civil acionaram a prefeitura para remover a família para casa de aluguel no mês de dezembro, após as chuvas do dia 03.
Apesar do risco visível a todos os olhos, o chefe de família Edval Silva Alves, se negou a deixar o barraco na iminência de desabar sobre sua cabeça. Ficou habitando no barraco mesmo com as paredes dissolvendo todo o barro do enchimento.
Depois de muito insistir para que a família deixasse o imóvel, finalmente aconteceu quinze dias depois (14 de dezembro/2011), a retirada da família para um imóvel alugado pela prefeitura, com valor integral de R$ 200,00/mês. O CRAS/Território do Américo Nogueira passou a assistir a família e providenciou toda documentação dos seus integrantes com intuito de inseri-la no Programa Minha Casa Minha Vida.
Para surpresa de todos que visitaram e acompanharam o sofrimento da família, o Sr. Edval tomou uma atitude um tanto quanto preocupante, sem levar em conta os filhos ainda crianças, decidiu à revelia, sair da casa alugada pelo poder público e retornou para seu casebre de taipa na iminência de desabar. Para piorar a situação ele foi categórico em afirmar que não aceitaria o benefício do Programa Minha Casa Minha Vida, e assinou na presença de Sizinio Neto (Defesa Civil) e assistentes sociais do CRAS, um Termo de Renúncia da casa no Residencial Moacyr Moura, isso ainda no mês de Abril de 2012.
Continua morando em situação de risco, num casebre sem banheiro, sem piso, paredes de enchimento (taipa), com infiltração e umidade no piso, próximo ao esgoto. Não trabalha e vive apenas da renda de R$ 170,00 do Programa Bolsa Família. Endereço do Cidadão: Avenida Flamengo, nº 23, bairro Américo Nogueira, no final da rua, de acesso ao muro do Clube Coroas.
Veja as fotos da citada Família…
[nggallery id=287]
fazer o que ne, o prefeito fez a parte dele, o sr nao quis. é por issso que sou 13
olá sizinio boa noite .enquanto muitas pessoas buscam desesperadamente uma casa p/ abrigar a sua .existem malucos tipo esse ,q recbendo aux. do poder público ñ quer : já diz um dito popular … é fácil tirar um homem da pobreza dificil é tirar a pobreza de dentro desse homem .
Bom, acho que o prefeito deveria fazer uma casa pra ele pois o mesmo ganha 170,00 ia pagar 70,00 da casa financiada viveria com 100,00? mais ele tambem tá novo dá pra procurar um trabalho né.
TEM E QUE DA UMA SURRA NESSE SAFADO E A JUSTIÇA TOMAR AS CRIANÇAS DELE E INVESTIGAR O QUE ESSE PILANTRA FAZ AI NESSE BURACO QUE IMPEDIU ELE DE IR MORAR NO MEIO DE GENTE COISA BOA QUE NAO E PORQUE A PRESENÇA DE PESSOAS NO RESIDENCIAL INTIMIDOU ELE PORQUE NAO COLOCOU NO NOME DA ESPOSA DELE E MANDOU ELA IR COM AS CRIANÇAS SE ELA NAO QUIS PAO NELA TAMBEM DEVERIAM CE CERTOS FOREM PENSAR PELO MENOS NO FUTURO DAS CRIANÇAS.
A que ponto chega a ignorância deste cidadão, se ele e a esposa não tivesse filhos, tudo bem que ficassem lá nessas condições insalubres, agora sacrificar as crianças a morarem num lugar desumano desse é sacanagem.
.mete o pau nesse vagabundo
Gente, as casas do Moacir Moura, 12 de dezembro e Vla Santana não são doações do poder público. Aquelas casas são construídas com o auxilio do poder público, mas serão financiadas pela Caixa para os seus moradores.
Como um cidadão que não tem renda fixa, e vive apenas do bolsa família vai pagar esse financiamento?
Essas “Assistentes Sociais” deveriam ter vergonha na cara, e recomendar a construção de uma casa, mesmo que seja simples, para essa família. E o Poder Público deveria ter mais vergonha na cara ainda e aceitar a recomendação, construindo uma casa para esse cidadão.
O único erro dele foi ter voltado para a sua casa, colocando a sua família em risco.
olha quanto a ele tudo bem e as criancas que nada tem aver com a indesizao do pai se vc, não quer respeite as suas filhas por favor de uma vida mais dignar a elas senhores da autoridades arias de risco e de respomsabilidade do orgos publico ele tem que sair sim e se vim acomtecer algo com umas das criancas quem respomde fica a resposta.
Deveria ter uma lei para obriga este cidadão a sair desta casa pelos filhos pequeno.
ele ta pondo em risco a vida das crianças. cadê a justiça
a prefeitura tem q construir a casa dels ai pq essas casas minha casa e minha vida e um avergonha para o pobre q tem um monte de crianças deveria ter pelo menos um quintal maisor para as crianças bricarem
quanto eu luto por causa de uma casa ele não quer
sou solteira tenho vontade ter ter uma casa dessa
mas só ganhar sim eu tive filhos agora quer ficou dificil eu ganhar
ganhar a casa
espero quer alguem me ajudar a conseguir uma casa
ass Ana Patrícia
GRAÇAS AO PREFEITO DO PT, O MAIOR PROJETO HABITACIONAL CHEGOU EM
ITAPETINGA.NAO VEJO ISSO EM ITAPETIN GA, CAATIBA, MACARANI, ITARANTIM
E UM MONTÃO DE CIDADES QUE TEM PREFEITO CONTRA O GOVERNO.
MAIS 4 ANOS E VIDA LONGA ZE CARLOS, MINHA FAMILIA TEM MAIS DE 20 VOTOS PRA VC,
É 13, 13, 13,13,13,13,13……
gostaria de informar que na travessa fortaleza na nova itapetinga,um morador limpou o terreno e dexou todo entulho na rua,está um perigo,é uma rua movimetada e outras pessoas aproveitam para colocarem mais lixo,infelismente algumas pessoas não tem educação e não sbem o que é limpeza,peço a ajuda da prefeitura para retirar esse lixo desta travessa,a verdade é que a prefeitura limpa e infelismene tem pessoas que continuam sujando as nossas ruas.
desde já agradeço.
gostaria de informar que na travessa fortaleza na nova itapetinga,um morador limpou o terreno e dexou todo entulho na rua,está um perigo,é uma rua movimetada e outras pessoas aproveitam para colocarem mais lixo,infelismente algumas pessoas não tem educação e não sbem o que é limpeza,peço a ajuda da prefeitura para retirar esse lixo desta travessa,a verdade é que a prefeitura limpa e infelismene tem pessoas que continuam sujando as nossas ruas.
desde já agradeço.
Tem gente que é igual a verme se sair da merda morre!!!!!!!!!!!!!!!!!
ESSE POVO,,, PUXA …. AE A MAIORIA QUE POSTA COMENTARIO É ESSES CONTRATADOS DA PREFEITURA … O CIDADÃO TA ERRADO EM FAZER ISSO COM SUA FAMILIA … AGORA!!! VIM DIZER QUE ESSE PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA É DO PREFEITO.. É BRINCADEIRA NÉ … SÓ ESSES CONTRATADOS MESMO PARA FALAR ISSO. SE É PROJETO DO PREFEITO ELE DEVERIA SE CANDIDATAR A PRESIDENTE NA PROXIMA ELEIÇÃO…..PQ SE UMA IDEIA DESSA FORR DELE …. DEVERIAM FAZER UMA ESTATUA E COLOCAR NA FRENTE DA CASA DE CADA UM QUE VOTA NELE
Se contar ninguem acredita…!!!!!Boa sorte.