A Câmara de Vereadores de Itapetinga promoveu na noite de quinta-feira (24), uma Sessão Especial alusiva ao Outubro Rosa. Na oportunidade, o Grupo Retalhos Teatrais apresentou a Peça Teatral: Vida ou Morte baseada no texto bíblico de Provérbios 18:21, Elenco: Valdeique Oliveira e Jéssica Barbosa.
Logo após a apresentação, o Escritor, Poeta, Músico Clássico, Fotógrafo, Diretor e Ator de Teatro, Ativista Cultural, Valdêique de Oliveira Pereira, recebeu MOÇÃO DE APLAUSO pelos relevantes serviços prestados à cultura de Itapetinga e Região. A Moção de Nº 003/2019 foi de iniciativa do vereador José Antunes da Silva (PSC).
Justificativa do Parlamentar
Pelo reconhecimento de sua determinação, destreza e compromisso com a sociedade, sempre presente nas ruas frente à cultura. Ao longo dos anos, o escritor e poeta Valdeique de Oliveira Pereira realizou diversos eventos direcionado a cultura de região principalmente em Itapetinga despertando grande satisfação na sociedade.
Valdeique de Oliveira Pereira, natural de Itapetinga, filho de Arquimedes e Valmira, tem Três irmãos: Walley (Músico), Keila (professora) e Ticiane (Pedagoga). Iniciou sua trajetória aos 07 anos idade na escola lendo e escrevendo algumas histórias e poesias.
Incentivado pelos pais e pela professora e poetisa Marvione Macedo que se tornou grande amiga participou de concursos e tomou grande gosto pela leitura. Participando da Antologia Poética 50 anos de Itapetinga. Foi fundador da Sociedade Literária 04 de Outubro, organizou o Salão Regional de Poesias surgindo aí o grupo Só Poesias coordenado por Marvione Macedo e surgiu o Jornal Só Poesias que já tem 5 edições, sendo que o último foi organizado Pelo Poeta Valdeique Oliveira.
O grupo só Poesias se apresentava nas praças e espaços públicos. O Poeta é autor do Livro: Meu Caderno de Poesias, Participação na Antologia Livre Pensador na Bienal Internacional do Livro de São Paulo como único poeta baiano participante, é integrante do Dicionário de autores Baianos junto com grandes referências da literatura brasileira.
Participou como músico da orquestra da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes da sua amiga Maestrina Leniza Santos, participando do Festival Internacional de Música antiga em Juiz de Fora – MG como Violoncelista (Cello).
Participante e logo tornou presidente da AARTI Associação de Artista de Itapetinga realizando muitos projetos de artes e depois de 2 anos assumiu a presidente do Instituto Novo Rumo – Cultura e Desenvolvimento realizando projetos de artes e social e tendo como maior projeto a realização da Bienal do Livro junto com o professor e fundado da academia de letras Ramiro Oliveira.
Realiza vários projetos de memórias do Artista São Felix e Marvione Macedo. Coordenador do Movimento Café com Poemas onde foi realizado oficinas e Projetos, como o Lançamento da Edição do Jornal Só Poesias em homenagem a Marvione Macedo sob sua coordenação e tem três livros prontos para lançar: Silêncio (Poesias com apresentação do amigo e poeta Ferreira Gullar), Fênix (Romance) e Caminhos Estado da Bahia Av: Kennedy, 130, Morumbi, Telefax: (77) 3261-2217/2243, Itapetinga – Bahia CNPJ: 14.786.842/0001-25 das Nuvens (infantil).
Além disso, o Poeta, escritor Valdeique Oliveira, atua como fotógrafo, ator e diretor como fundador do grupo Retalhos teatrais, em Itapetinga, desenvolvendo desde 2013, projetos de formação do ator, e estimulando jovens na questão da arte e educação, levando o projeto para as escolas.
Valdeique organizou junto com Marvione Macedo a Antologia Poética 60 anos de Itapetinga e também realizou concursos de poesias para escolas valorizando e descobrindo novos talentos. Para Valdeique Oliveira a arte é caminhar sobre o novo e descobrir novas possibilidades.
Diante de tais fatos, apresentamos e pedimos aos nossos pares a aprovação desta presente MOÇÃO DE APLAUSO. Após aprovada, que sejam encaminhadas cópias desta MOÇÃO DE APLAUSO, ao Escritor, Poeta, Musico Clássico, Fotografo, Diretor e Ator de Teatro, Ativista Cultural, Valdeique de Oliveira Pereira.