Itapetinga aposta no fortalecimento dos pequenos negócios e inovação com adesão ao Cidade Empreendedora

Cidade aposta em gestão eficiente e empreendedorismo para fortalecer a economia local e criar novas oportunidades. Com o objetivo de transformar o ambiente de negócios e impulsionar a economia local, Itapetinga aderiu ao programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e setor produtivo em ações estratégicas. A cidade passa a compor o grupo de municípios do sudoeste baiano que, em 2025, que assumiu o compromisso de investir em políticas voltadas para o empreendedorismo e a geração de renda.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Felizdênio Xavier, o programa é um marco para o município. “Enxergamos com esse programa a oportunidade de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local, apoiar os pequenos negócios, desburocratizar serviços, agilizar as compras governamentais e despertar o espírito empreendedor. Nosso objetivo é gerar mais empregos e renda, atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Os principais eixos estratégicos definidos para Itapetinga incluem a Gestão Municipal, Lideranças, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inovação e Sustentabilidade. Segundo Xavier, esses pilares têm uma meta. “Queremos proporcionar aos investidores uma cidade com um ambiente empreendedor atraente e favorável, capaz de gerar mais oportunidades que beneficiam desde os microempreendedores individuais até grandes empresas, visando fortalecer a economia local”, ressaltou o secretário.

Diversas ações já foram realizadas compondo a estrutura de desenvolvimento do programa. Entre elas: reunião com a consultora do programa, encontro de sensibilização e estruturação do comitê gestor, encontro para desenvolvimento de habilidades onde foram trabalhadas as temáticas: liderança na gestão pública; os perfis de liderança; condução de times e liderança situacional.

A gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josi Viana, ressalta que a inclusão dos pequenos negócios na agenda municipal é essencial para o crescimento sustentável. “A gestão municipal já tem demandas diárias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura. Mas é preciso que os pequenos negócios também entrem nessa agenda. Promover o empreendedorismo local é investir em autonomia, geração de emprego e sustentabilidade econômica. É isso que estamos propondo aos municípios: incluir o desenvolvimento nos seus compromissos prioritários”, afirmou a gerente.

Por Nayla Gusmão para ML Comunicação / Agência Sebrae 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *