GOVERNO FEDERAL DEFINE REGRAS PARA ENTRADA DE VIAJANTES NO BRASIL…

O governo federal publicou nesta segunda-feira (20) uma portaria que define as regras para entrada de viajantes no país. O documento interministerial foi publicado pela pela Casa Civil, pelos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, e da Infraestrutura.

De acordo com a publicação, será exigido comprovante de vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pelas autoridades do país em que o viajante foi imunizado. A aplicação da última ou única dose deve ter sido feita com 14 dias de antecedência.

Além disso, também será necessário a apresentação de um teste com diagnóstico negativo para Covid-19. Este, deve ser feito 72 horas antes do embarque. O viajante deve apresentar a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) impresso ou em meio eletrônico.

Brasileiros ou estrangeiros que saíram do país até o dia 14 de dezembro estão dispensado da apresentação de comprovante ou de quarentena ao regressar. O comprovante de vacinação só é dispensável em casos específicos:

– Condição de saúde que contraindique a vacinação mediante a apresentação de laudo médico;

– Viajantes provenientes de países com baixa cobertura vacinal;

– Brasileiros e estrangeiros que residem em território brasileiro, mas que não estão vacinados;

– Aqueles que não se vacinaram em função dos critérios definidos pelo Ministério da Saúde em relação a idade;

– Questões humanitárias (descritas da portaria).

Os viajantes dispensados da apresentação do comprovante vacinal devem realizar uma quarentena de 14 dias ao ingressarem o território brasileiro. O isolamento poderá ser feito na cidade de destino final e no endereço registrado na Declaração de Saúde do Viajante.

Este período pode ser encurtado desde que o viajante apresente resultado negativo de teste de diagnóstico molecular (RT-PCR) ou teste de antígeno coletado a partir do quinto dia de quarentena.

Link deste artigo: https://saude.ig.com.br/2021-12-20/governo-federal-define-regras-para-entrada-de-viajantes-no-brasil.html

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *