Escrivães e Investigadores da 21ª COORPIN de Itapetinga (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior) que ingressaram na Polícia Civil da Bahia no ano de 1998, comemoraram dezessete (17) anos de instituição policial nesta quarta-feira, 20/05/15. Entre eles estão os Escrivães da DT de Itapetinga José Bispo / Ana Paula / Walmir Freitas / Antonio Carlos (Tuca) e Alfredo / Edilson (DT de Macarani) e os Investigadores de Polícia Sisnande Mendes (DT de Itapetinga), Jorge Luís (DT de Macarani), entre outros…
Uma Delegacia de Polícia não pode e jamais funcionará sem esses profissionais, homens e mulheres comprometidos com o serviço público, que realizam um trabalho árduo que vai além das suas funções básicas.
As principais funções relacionadas à Polícia Civil são:

Delegado: em geral, delegados de polícia civil atuam conduzindo e relatando as investigações de crimes. Cotidianamente os delegados tomam o depoimento de acusados, vítimas e testemunhas, determinam a coleta de evidências e solicitam a elaboração de perícias e laudos. Além disso, os delegados também têm autoridade para registrar prisões em flagrante, cumprir ordens judiciais e lavrar termos circunstanciais (nos casos de crimes de menor potencial).
Investigador: sob orientação do delegado, o investigador tem como principal função ir à campo em busca de testemunhas, provas e informações que auxiliem a elucidar crimes.
Escrivão: é responsável pela elaboração, andamento, manutenção e arquivo dos documentos produzidos em uma delegacia de polícia.
Papiloscopista: é o policial especializado em identificação humana por meio de impressões digitais, atuando tanto no cadastro destas impressões, quanto na identificação de criminosos, suspeitos e vítimas.
Perito: busca, por meio de indícios materiais, elementos que possam auxiliar a esclarecer episódios que são objeto de investigação. Em geral, após exames e testes o perito escreve um laudo atentando o que as evidências encontradas indicam. Por se tratar de um trabalho bastante específico, existem peritos de diversas áreas de especialidades, como médicos, físicos, fotógrafos, químicos, etc.
“A Polícia Civil de Itapetinga conta com um efetivo pequeno, mas o pouco que temos é de qualidade”, declarou Dr. Roberto Júnior (Delegado Titular da DT de Itapetinga e Coordenador Regional Interino da 21ª COORPIN).
A Coorpin de Itapetinga conta com excelentes Delegados de Polícia, Escrivães eficientes, Investigadores comprometidos, servidores abnegados, o resultado de ações conjuntas é o melhor possível. Parabéns aos profissionais dessa árdua profissão que levam o seu trabalho a sério e procuram servir a comunidade com responsabilidade, compromisso, determinação e abnegação!
EPC ANA PAULA – DT DE ITAPETINGA
EPC ANTONIO CARLOS (TUCA) – DT DE ITAPETINGA
EPC JOSÉ BISPO – DT DE ITAPETINGA.
IMPRENSA, PARCEIRA DAS FORÇAS POLICIAIS.




