EQUIPE DA SAÚDE FAZ BALANÇO POSITIVO DO PROJETO MAIS VISÃO NO PROGRAMA NA BOCA DO POVO ESPECIAL DE SÁBADO.

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga – composta por Alline Dutra (Diretora da Atenção Básica), Caroline Augusto – (Coordenadora do CDM) e Yandra Oliveira (Apoiadora Institucional) esteve participando de uma entrevista no Programa Na Boca do Povo Especial de Sábado, no último dia 15 de novembro, na Rádio Fascinação FM 92.3, para falar sobre o Projeto Mais Visão.

O Projeto é fruto da parceria entre a prefeitura municipal e o Instituto Mais Visão, que ofereceu cerca de 20 tipos de exames oftalmológicos aos itapetinguenses no período de 10 a 17 de novembro, na sede e no distrito de Bandeira do Colônia.

Com o objetivo de detectar precocemente doenças oculares, uma unidade móvel circulou, entre os dias 10 e 17 de novembro, pelo município de Itapetinga. O caminhão do programa estacionou em Bandeira do Colônia no dia 10 para realizar os atendimentos, mas a triagem foi realizada nos dias 08 e 09 para Bandeira (Distrito) e Palmares (Povoado), levando consultas e exames aos moradores de ambas as localidades.

A partir do dia 11, o atendimento aconteceu na sede do município, em frente ao Ginásio de Esportes.

Todos os pacientes que foram atendidos passaram por uma triagem prévia iniciada pelos agentes de saúde. Entre os grupos prioritários para o atendimento estão aqueles com mais de 50 anos, diabéticos e hipertensos ou crianças a partir de 10 anos com baixa acuidade visual.

De acordo com a coordenadora do CDM, Caroline Augusto, o SUS não cobre Tomografia no município, mas o Mais Visão ofertou mais de 200 tomografias nos dias de atendimento em Itapetinga, além de outros 20 procedimentos que têm custo elevado.

Além do Projeto Mais Visão, as meninas da Saúde como foram chamadas, falaram de vários assuntos ligados à pasta, a exemplo do CDM (Central de Marcação), TFD (Tratamento Fora do Domicílio), Marcação de Exames e Procedimentos, Atenção Básica, Especializada, serviços ofertados na Policlínica Regional de Vitória da Conquista e outros centros de saúde, SUS, método anticonceptivo (Implanon), Mutirão de Angiologia, Outubro Rosa, Novebro Azul, Rastreamento do Câncer de Mama, funcionamento das UBSs, pactuação, entre outros.

Os ouvintes participaram ativamente da entrevista, enviando mensagens via WhatsApp que foram lidas por Bonny Cordeiro em tempo real, onde a equipe da Saúde respondeu todos os questionamentos e agradeceu aos elogios e as sugestões acerca dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A parceria com o Instituto promoveu saúde preventiva, diminuiu demandas reprimidas e cuidou de forma mais eficaz toda a população”, explicou a secretária Myllena Orrico. Por Sizinio Neto / Colaboração: Portal da Prefeitura

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *