DIRETOR EXECUTIVO DO FRIGOSOL, EMPRESÁRIO JOSÉ MARCOS RIBEIRO COSTA, FALA SOBRE SUA HISTÓRIA DE VIDA, SEU PAI E O SUCESSO DO FRIGOSOL.

O empresário e diretor executivo do Frigosol, José Marcos Ribeiro Costa, foi convidado pela direção do Programa PODCAST desta segunda-feira, 29, para um bate-papo muito interessante, na rádio Fascinação FM 92.3.

A história de Marquinhos (José Marcos Ribeiro Costa) começa com seu pai (saudoso José de Melo Costa), conhecido como Zé Dias, comerciante, pecuarista e grande empregador, que chegou em Itatinga em 1947, antes da emancipação de Itapetinga.

Zé Dias chegou em Itatinga sem nenhuma riqueza, tudo que adquiriu ao longo da sua vida foi fruto do seu trabalho e visão empreendedora. Começou comprando couro bovino para vender em Salvador, numa época muito difícil, sem o mínimo de tecnologia, tanto que o couro era esticado para secar através de varas. Aqui constituiu família, adquiriu propriedades, fez parte da sociedade, integrando várias instituições, criou seus filhos ensinando a trabalhar desde cedo, deu estudo, formação e deixou um grande legado.

Marquinhos sempre se destacou nos negócios do pai como grande observador, estava sempre por perto e tinha aptidão para o serviço no campo, tanto que foi contratado com carteira assinada (teve a primeira assinatura na CTPS pelo seu pai) para trabalhar como técnico em agropecuária (com formação técnica através da antiga Emarc), onde estudou.

Seu pai percebendo que ele tinha vontade de ter o próprio negócio, perguntou para ele o que deseja fazer, respondeu que gostou da lida com suínos durante sua passagem pela EMARC, então Zé Dias o incentivou a montar uma granja de suínos em uma de suas terras em Itarantim, na década de 80, começando com 20 matrizes.

O Sr. Zé Dias fez história e ficou conhecido como comerciante do ramo de couro bovino, apesar de ser um grande produtor de gado, o qual acabou envolvendo Marquinhos no mesmo ramo quando se preparava para deixar a linha de frente dos empreendimentos.

“Tudo que sou, tudo que tenho, devo ao meu pai que me ajudou muito, me ensinou muita coisa boa, me deu oportunidades, sem ele na minha vida, não seria o homem que sou hoje, não teria o que adquiri ao longo da minha existência”, pontuou José Marcos Ribeiro Costa.

Empresário bem-sucedido, tem uma família estabilizada, pai de dois filhos, continua trabalhando com a mesma intensidade, sonhando e projetando avançar nos negócios, tem parceria e sociedade profícua com os filhos de Seu Calé, os irmãos Rezende (Éder, Alber e Cleber) no FRIGOSOL, um frigorífico com duas plantas (sendo uma em Itapetinga e outra em Vitória da Conquista) com mais de 800 funcionários diretos, gerando emprego e renda no sudoeste baiano, abatendo bovinos e equídeos.

“Meu pai teve uma grande contribuição na construção de Itapetinga, contribuindo economicamente, gerando emprego, esteve inserido na história da Cooperativa de Produtores, em outras instituições, teve relação de comércio com as áreas do agronegócio, foi comprador de couro bovino de vários frigoríficos da Bahia, incluindo o antigo MAFRIP (hoje JBS) ”, enfatizou José Marcos.

Marquinhos, qual o papel da indústria no fortalecimento da economia de Itapetinga? “Itapetinga fala por si no quesito indústria, sendo a única cidade na Bahia a possuir dois frigoríficos em pleno funcionamento, temos a Vulcabrás/Azaleia, uma das maiores indústrias de calçados (a maior empregadora), um comércio pujante, uma cidade da pecuária forte, mas da indústria ainda mais forte”, disse José Marcos Ribeiro Costa (Marquinhos).

De acordo com Marquinhos, a única coisa que ainda está faltando em Itapetinga para a expansão da indústria, é o treinamento contínuo da mão de obra qualificada em diversas áreas, inclusive a frigorífica (magarefes, desossadores, lombadores, entre outros) – “Temos hoje uma dificuldade muito grande de não avançarmos na produção por falta de mão de obra qualificada, tanto que estamos ofertando esse treinamento na própria unidade, pois se contássemos com esses profissionais habilitados a disposição, com certeza já teríamos avançado na produção há muito tempo”, disse o empresário.

O Frigosol vende para Bahia e para todo o país seus produtos de qualidade com todas as certificações, já está exportando para países europeus, asiáticos e está chegando a outros continentes, fruto de um trabalho consolidado, com uma equipe de ponta, com grandes parcerias, com excelentes colaboradores.

O Programa PODCAST foi conduzido pela dupla dinâmica do rádio baiano (Joilson Filho e César Soares) – Com participação de Flávio Ferraz, Sizinio Neto e Gilson Vasconcelos.

Por Sizinio Neto

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *