A estrutura tem o objetivo de reduzir o número de homicídios e aumentar a solução de crimes no estado com a criação de 11 delegacias especializadas, sendo que seis vão funcionar no departamento, localizado no bairro da Pituba.
As outras cinco serão implantadas no interior até o fim do ano, responsáveis por cinco grandes regiões da Bahia: Norte, em Juazeiro, Sul, em Itabuna, Leste, em Feira de Santana, Oeste, em Barreiras, e Sudoeste, em Vitória da Conquista.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, todas as investigações relacionadas a homicídios, ameaças às pessoas e desaparecimentos serão centralizadas no DHPP. Em comunicado divulgado pela Agecom, ele declarou que, para facilitar os trabalhos da equipe do departamento, a cidade de Salvador foi dividida em áreas: Baía de Todos-os-Santos, Central e Atlântico, consideradas áreas integradas de segurança pública (AISPs).
Pacto pela Vida
O DHPP integra o programa Pacto pela Vida, que tem como finalidade a redução dos índices de crimes contra a vida. Além do departamento, o programa visa à instalação de bases comunitárias de segurança pela Polícia Militar.