Ter um animalzinho de estimação, traz muita alegria para os donos, principalmente quando estão saudáveis e felizes, por isso é muito importante garantir que o cartão de vacinas do pet esteja atualizado, com todas as vacinas em dia.
A Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga (SMS), começou na última segunda-feira (8), pela zona rural, onde concentra o maior número de animais. A meta da campanha é vacinar 17 mil animais até o dia 06 de setembro de 2024.
Campanha de Vacinação Antirrábica, além de obrigatória por lei, é fundamental para garantir a manutenção de controle da doença. Quando não vacinados, os pets ficam sujeitos à raiva, que pode ser transmitida para o ser humano.
A SMS vai trabalhar com postos itinerantes no Dia D Vacinação Antirrábica, agendado para o dia 24 de agosto, além de contar com o suporte de todas as Unidades de Saúde do município. Teremos Postos Itinerantes no Tiro de Guerra, Quiosque do Residencial Neto Fernandes, Creche Virgínia Hagge e Colégio Cívico Militar Otávio Camões.
Na zona rural a equipe de vacinadores começou na segunda, 08, pelas fazendas Inácio Fernandes, Paquetá e Santa Júlia / Estrada de Caatiba / Na terça-feira, 09, entrou na Região do Pára-Pedro, Limoeiro, estrada de Caatiba, Pilãozinho (lados direito e esquerdo). Na quarta-feira, 10, ocorrerá na região do Pilãozinho. Na quinta-feira, será na Fazenda de D. Naná (lado esquerdo e lado direito até o final).
Na próxima semana o trabalho continua na região das Duas Barras e Cachoeira, depois região da Piabanha, entorno da Rodovia Itapetinga/Macarani, Balsa de Hermógenes, Tontom, região do Cavalo Preto, Palmares, Bandeira do Colônia, sede do município.
A secretária de Saúde, Rosânia Rabelo, ressalta a importância da imunização. “A vacinação correta proporciona uma vida mais longa e saudável para os pets, garantindo uma proteção contra doenças infecciosas, que podem chegar por vírus, bactérias, entre outros microrganismos, aumentando assim a expectativa de vida do pet, por isso é importante que todos os tutores compareçam aos postos e imunizem seus cães e gatos” explica Rosânia.
Registro Fotográfico