No início da tarde de segunda-feira (05/10/15), a nossa reportagem recebeu uma denúncia anônima sobre a existência de um adolescente de aproximadamente 13 anos, que há pouco mais de dois meses, vem dormindo em um túmulo do Cemitério Parque da Eternidade, no Bairro Nova Itapetinga, localizado na cidade de Itapetinga, Sudoeste da Bahia.
Momentos depois, procuramos a Administradora do Cemitério, que devido a hora de almoço não se encontrava no local, porém nos atendeu através de ligação telefônica e nos autorizou a ter acesso ao Cemitério, bem como ao local da denúncia.
As provas encontradas no local eram incontestáveis, no interior de um dos túmulos encontramos um colchão, cobertor e um pequeno travesseiro, ao lado do túmulo duas pedras de mármore provavelmente utilizadas como portas, ou seja, a pessoa entra no túmulo, e possivelmente utiliza as duas pedras para fechar o local.
Outro fato que nos chamou a atenção foi uma abertura na cerca do Cemitério, abertura essa próxima ao local onde o suposto adolescente utiliza para dormir (Túmulo). Sendo essa abertura provavelmente utilizada para o adolescente entrar e sair do Cemitério.
Conversamos com pessoas que optaram em não ter o nome revelado, que informaram a reportagem as caraterísticas do adolescente, sendo ele magro, de estatura baixa e de cor morena.
Antes de publicar essa matéria, procuramos a administradora do Cemitério Valéria Nascimento, que nos informou que não sabia do fato e que fica triste em saber que ao cair da noite existe um adolescente dormindo dentro de um túmulo, disse também que espera que essa publicação possa resultar na solução desse problema.
Ações adotadas pela Coordenação de Proteção Especializada do Município…

Cris Nunes (Assistente Social)
A coordenadora da Proteção Especializada da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, Cristiane Nunes, assistente social, informou o seguinte: “Já fizemos várias interferências junto com o Conselho Tutelar sobre esse adolescente.
Ele é dependente químico e foi encaminhado para dois Centros de Recuperação, um aqui em Itapetinga e outro em Candeias, em Vitória da Conquista, sendo que ele FUGIU dos dois, foi encaminhado pelo Conselho Tutelar para outro Centro em Porto Seguro, com alguns dias a justiça mandou buscá-lo para encaminhá-lo para Salvador.
O Conselho Tutelar levou-o para Salvador com ordem Judicial e lá não receberam, disseram que não tinham vaga, o Conselheiro Márcio Gil o trouxe de volta, ele foi colocado no Centro de Recuperação Getsemani, até a Vara da Infância e Juventude conseguir vaga para ele em Salvador, acontece que mais uma vez ele fugiu”, declarou Cristiane Nunes.
Colaboração: Marlon Araújo / Pajé da Notícia (Sudoeste24horas.com.br)