Em minha caminhada matinal, vi o brilho do sol atingir as águas do lago em um ângulo que gerou uma vista deslumbrante. Pedi ao meu amigo para parar e esperar por mim, enquanto posicionava a câmera para tirar uma foto. Por causa da posição do Sol, não consegui ver a imagem na tela antes de tirar a foto. Mas, já tendo feito isso antes, senti que seria uma ótima foto. E disse a meu amigo: “Não podemos ver agora, mas fotos como essa sempre saem boas”.
Nesta vida, andar pela fé costuma ser como tirar aquela foto. Nem sempre é possível ver os detalhes na tela, mas isso não significa que a imagem deslumbrante não esteja lá. Você nem sempre vê Deus agindo, mas pode confiar que Ele está. Assim como o escritor de Hebreus escreveu: “A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos” (11:1). Pela fé, colocamos nossa confiança e segurança em Deus, especialmente quando não podemos ver ou entender o que Ele está fazendo.
Com fé, o fato de não podermos ver não nos impede de “dar nosso melhor”. Isso pode nos fazer orar mais e buscar a direção de Deus. Também podemos confiar no que aconteceu no passado, quando outros andaram pela fé (vv.4-12), assim como por meio de nossas próprias histórias. O que Deus fez antes, Ele pode fazer de novo.
A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos. v.1
• Reflita e ore comigo
Há algo que você confia que Deus fará, mesmo que você não o veja agora? Como Ele libertou você ou um familiar no passado? Pai, agradeço-te pela Tua provisão e ajuda-me a andar pela fé, mesmo que eu não veja tudo o que Tu fazes.