EQUIPE DA ATENÇÃO BÁSICA DA SAÚDE DE ITAPETINGA AVALIOU POSITIVAMENTE O PROGRAMA DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA COM MAIS DE 2.100 ATENDIMENTOS.

O Programa PODCAST da rádio Fascinação FM 92.3, recebeu na noite de terça-feira, 19, as enfermeiras Alinne Dutra – Diretora da Atenção Básica / Brena Oliveira – Enfermeira Reguladora e Simone Feminela – Coordenadora da eMulti de Itapetinga para avaliação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama que atendeu mais de 2 mil mulheres com idade entre 45 e 69 anos, no período de 23 de julho a 7 de agosto de 2025.

“Conseguimos atingir o nosso objetivo com o advento da carreta da Mamografia (Programa de Rastreamento do Câncer de Mama) e com isso avançamos na saúde, pois trabalhamos a prevenção como o melhor aliado”, pontuou Alinne Dutra.

A Carreta do Rastreamento do Câncer de Mama permaneceu em Itapetinga por 17 dias atendendo mais de 2100 mulheres que realizaram a mamografia gratuitamente através da parceria do governo do estado com a prefeitura.

O principal objetivo da carreta é oferecer maior acessibilidade ao exame capaz de fazer a detecção precoce o câncer e, assim, possibilitar um tratamento mais eficaz e que salve vidas.

Questionadas sobre o resultado da mamografia realizada durante execução do programa, a equipe explicou que o prazo para o recebimento é de até 60 dias (chegando à Atenção Básica, de onde serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde e por fim as pacientes receberão).

No total, foram atendidas 2.135 mulheres com idade entre 45 e 69anos, num trabalho que contou com a colaboração de todos os profissionais de saúde, mobilização de equipes do CDM, Cartão do SUS, UBS, agentes de saúde, Atenção Básica, apoio da Secretaria Municipal de Educação, colaboradores e demais profissionais envolvidos.

Para as mulheres que não tiveram condição de participar do programa de rastreamento durante a permanência da carreta em Itapetinga poderão procurar sua Unidade de Saúde, e havendo necessidade de passar por um Mastologista, o clínico geral vai realizar o encaminhamento, que chegará ao CDM para regulação via Policlínica Regional de Vitória da Conquista ou Itabuna.

Após abordar o sucesso do Programa Itinerante de Rastreamento do Câncer de Mama, a equipe informou com exclusividade no PODCAST sobre o Mutirão de Oftalmologia que acontecerá no mês de novembro, detalhando como vai ocorrer, período de triagem, documentação, tipos de procedimentos que serão realizados gratuitamente.

Uma grande ação de Saúde está chegando, trata-se do Projeto Mais Visão, em parceria com o Instituto Mais Visão, de 18 a 25 de novembro em Itapetinga, com previsão de atendimento de 400 pessoas diariamente. “Nós estamos muito felizes em poder proporcionar mais serviços de qualidade à nossa comunidade, ofertar inúmeros procedimentos através do Projeto Mais Visão, procedimentos caríssimos com custo zero para o paciente; vamos ter uma capacitação para os Agentes de Saúde que nos ajudam na busca desses pacientes, depois teremos a Triagem e a ofertas de vários procedimentos”, disse Alinne Dutra.

Serviços que serão oferecidos: Consultas Oftalmológicas; todos os exames de rastreamento do Glaucoma – Mapeamento de Reina; Retinografia Colorida; Retinografia Monocromática; Biometria; OCT de Disco e de Córnea; Prescrição de Lentes; Cronometria; Retinografia Colorida e Monocromática; Tonometria; Paquimetria Ultrassônica; Acuidade Visual; Retração-Medição; Topografia da Córnea; Diagnósticos de Patologias e Encaminhamentos; Prescrição de Lentes e Doação dos Óculos, entre outros.

Para os pacientes que já têm os pedidos de procedimentos para diagnóstico do Glaucoma, deverão se dirigir à sua Unidade de Saúde e entregar os documentos para a enfermeira da UBS que encaminhará para o CDM.  O CDM por sua vez realizará uma triagem e entrará em contato com os pacientes.

“Temos uma equipe que veste a camisa da Saúde, onde cada profissional doa o seu melhor para atender a população e oferecer um serviço de qualidade; estamos nos preparando para uma grande ação que acontecerá no mês de novembro, certamente trará muitos benefícios para as pessoas mais carentes, trata-se do Projeto Mais Visão, um verdadeiro mutirão de Oftalmologia”, disse Brena Oliveira.

Por Sizinio Neto

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *