BACTÉRIAS DO BEM: ESTUDO REVELA BENEFÍCIOS NA LINGUIÇA ARTESANAL DE ITAPETINGA

A linguiça caseira é uma iguaria que caiu no gosto dos brasileiros. É possível encontrar diversas versões de sabores, além de ser um produto com diferentes formas de fabricação, a depender da cultura ou da localidade. Em Itapetinga, esse é um alimento ganha destaque na mesa nos consumidores.

Pensando nisso, a estudante Rainy Fernandes Rocha, do curso de Engenharia de Alimentos da Uesb, em Itapetinga, investigou a presença de bactérias em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Intitulado “Screening de bactéria lática em embutidos artesanais, o estudo é orientado pelo professor Nivio Batista Santana, vinculado ao Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA). O resultado? Todas as amostras avaliadas apresentaram presença de bactérias benéficas, que ajudam a inibir micro-organismos, reforçando a segurança e qualidade do produto.

A pesquisa analisou amostras de linguiça artesanal comercializadas em Itapetinga no dia da fabricação, com o objetivo de garantir uma análise mais precisa do produto. O estudo busca investigar o papel das bactérias ácido-láticas (BAL) na inibição de agentes patogênicos, como Staphylococcus cereus e Salmonella.

As BAL são micro-organismos benéficos amplamente distribuídos na natureza. Elas são comumente encontradas em ambientes ricos em nutrientes, como alimentos fermentados, incluindo produtos lácteos, carnes e grãos. Essas bactérias podem contribuir para a conservação e qualidade sensorial dos alimentos, além de trazerem benefícios à saúde dos consumidores, especialmente para a saúde intestinal. “Durante o desenvolvimento das bactérias ácido-láticas, ocorre a produção de compostos com ação antimicrobiana. Esses metabólitos podem inibir o crescimento de outros micro-organismos patogênicos, além de possuir a capacidade de competir por espaço e nutrientes no ambiente em que estão inseridas”, explica Rainy.

Segundo a estudante, as BAL podem ser inoculadas intencionalmente em produtos cárneos para conferir sabor, aroma e textura agradáveis, além de proteger contra a ação de micro-organismos patogênicos e deteriorantes. No entanto, essas bactérias também podem ocorrer de forma espontânea, oriundas do ambiente ou da própria matéria-prima. “Até o momento, observamos que todas as amostras avaliadas apresentaram presença de BAL, o que confere os benefícios citados aos produtos comercializados”, comenta Rainy.

Apesar da BAL contribuir diretamente para a inibição de agentes patogênicos, aumentando a segurança do produto, a pesquisadora ressalta que “outros cuidados devem ser mantidos, como a conservação adequada, incluindo refrigeração e embalagem apropriada, bem como o preparo seguro dos alimentos”, frisa. Rainy também destaca que os resultados da pesquisa podem influenciar as práticas de produção e comercialização de linguiças artesanais. “A utilização de culturas láticas de forma intencional pode trazer benefícios adicionais às características sensoriais e à segurança do produto. Mas também é necessária a conscientização dos manipuladores sobre as boas práticas de fabricação, a fim de reduzir os riscos de contaminação nos alimentos”, conclui.

Confira outros conteúdos científicos no site do “Ciência na Uesb”

Por Ascom/Prefeitura

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *