Com tudo pronto para ir à Júri nesta quinta-feira, 13/11/14, num esforço do Poder Judiciário através da (Vara de Execuções Penais e do Tribunal do Júri da comarca de Itapetinga) e Ministério Público, o Processo Crime contra o réu Lucas José Lacerda de Santana, pela morte de Leandro Ferreira Barros, carinhosamente tratado de (Léo Gordo), foi adiado para o ano de 2015.
Isso porque, houve Substabelecimento, ou seja, a troca de advogados no Processo. O substabelecimento é a transferência, pelo mandatário (outorgado da procuração original), dos poderes que lhe foram outorgados no mandato (pelo outorgante da procuração original), em parte ou no todo, para outrem, a fim de que o substitua (outorgado do substabelecimento).
O advogado que acompanhou Lucas José Lacerda de Santana, assassino de Léo Barros, no início do Processo foi um. Quando a defesa impetrou recurso no Tribunal de Justiça da Bahia e foi deferido o Habeas Corpus, foi feito por um segundo advogado, que segundo informações não teria condição de defender o réu no Tribunal do Júri e teria optado em repassar o Processo para um substituto.
O Ministério Público e o Tribunal do Júri foram informados pela defesa do réu sobre tal decisão, havendo por tanto, adiamento do Júri para o ano que vem, sem data oficial.
A família da vítima já foi oficialmente informada da decisão e resta agora, esperar mais alguns meses até a data do novo Júri.