Semana passada o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) deu ultimato para o fim da cerceragem nas delegacias da capital e interior, inclusive uma comissão esteve em Itapetinga na sede da 21ª Coorpin, onde participou de algumas reuniões com a finalidade de esclarecer aos servidores sobre o posicionamento de acabar com carceragem em delegacias.
De lá para cá, houve muita discussão sobre o tema e essa determinação que já é de conhecimento do governador Wagner e do Secretário de Segurança Pública do estado, trouxe causou alguns transtornos, embora a categoria tenha o direito legal de defender as condições dignas de trabalho sem o desvio de função como ocorre ao longo dos anos.
O coordenador regional da 21ª COORPIN, Dr. Marcus Vinicius e o delegado titular, Dr. Roberto Júnior se reuniram com a juíza titular do Tribunal do Júri e Vara de Execuções Penais da comarca de Itapetinga, Dra. Julianne Nogueira Santana Rios, promotores e o defensor Dr. Afonso Neto, com intuito de encontrar uma solução viável para o caos da superlotação no Complexo Policial que abrigava até pouco tempo, cerca de 90 presos.
Como o SINDPOC havia determinado prazo para o fim da carceragem, as autoridades envolvidas tinham que correr contra o tempo. Dr. Roberto Júnior esteve até na capital do estado, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Jequié participando de várias reuniões com a direção dos presídios em busca de vagas para transferências de presos de Itapetinga, assim como a Dra. Julianne Nogueira (Juíza Titular da Vara Crime) que teve muito trabalho nos últimos dias para organizar o processo de transferência de mais de trinta presos para o Conjunto Penal de Jequié, num esforço de toda sua equipe de servidores do poder judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil.
A transferência de 25 presos da carceragem do COMPLEXO POLICIAL DE ITAPETINGA (Sede da 21ª COORPIN), aconteceu na manhã desta quinta-feira (07/03), numa ação comandada pelo delegado titular, Dr. Roberto Júnior, que contou com o apoio do colega Dr. José Robson (Delegado Plantonista), todos os investigadores e escrivães, inclusive os que estavam de folga, bem como de duas Guarnições do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) da Polícia Militar 8ª CIPM, sob o comando do Tenente Paulo Santana e do Sargento PM Bispo.
A ação foi coroada de êxito, pois os presos não tinham conhecimento da transferência e não houve nenhuma reação contrária durante a operação. Foi utilizado um microônibus da Viação Itapetinga e quatro viaturas das Polícias Civil e Militar para escolta dos detentos. De acordo Dr. Roberto Júnior, com a saída dos 25 presos transferidos para o Conjunto Penal de Jequié, ainda existem 45 detentos na carceragem de Itapetinga, número este acima da sua capacidade que é de 20 presos, mas ainda não ficou definido o destino desses detentos, pois o maior problema enfrentando pelas autoridades judiciárias tem sido a disponibilidade de vagas em presídios do estado.
Uma coisa é certa, os policiais civis não vão responder pela carceragem e custódia de presos, mas o delegado pediu a compreensão de sua equipe, até que tudo esteja resolvido, assim como o que vai acontecer posteriormente em decorrência desse fato. Familiares de preso em Itapetinga estão insatisfeitos com a decisão do SINDPOC, inclusive se reuiniram com a juíza titular da comarca, querem e pedem pela permanência dos detentos no município, alegando o vínvulo familiar através de visitas na unidade local, bem como a dificuldade de deslocar até a comarca de Jequié para proceder a visita aos seus familiares.
PRESOS TRANSFERIDOS PARA JEQUIÉ
- LEANDRO CARVALHO DE MORAIS
- TIAGO RODRIGUES SILVA
- ARLINDO PEREIRA DE SOUZA NETO (MAYFREND)
- JUVENAL SOARES DOS SANTOS JÚNIOR
- IVAN GONÇALVES CAVALCANTE (NEGO IVAN)
- NYCOLAS PEREIRA ROCHA CARDOSO
- FÁBIO DOS SANTOS DA SILVA (FABINHO)
- MAXUEL DE JESUS OLIVEIRA
- ROSIVALDO BISPO GONÇALVES (NEGO FUJA)
- MAGNO MOREIRA SILVA (CATITA)
- CRISTIANO PRATES MARTINS (TIÃO)
- ORMAR OLIVEIRA SANTOS
- CARLOS LIMA DA SILVA
- RODRIGO SANTOS SILVA
- LUÍS CLÁUDIO GOMES ARAÚJO
- JOÃO BRITO MOREIRA JÚNIOR (JÚNIOR BOCÃO)
- ULIAS ALVES GOMES
- ADILSON AQUINO DE JESUS
- LUCIANO SANTOS LIMA
- UATHILA SILVA SANTOS
- ANDRÉ CUNHA FERNANDES (DAJEGA)
- RENAN NUNES GOMES
- MARCOS DA SILVA GONÇALVES
- IRENILDO DE OLIVEIRA ROCHA
- MAICON DIEGO DOS SANTOS SOUZA [nggallery id=475]
lamento pelos que eu conheço de vista,nem queria estar em seus lugares mais e o certo pelo certo
O MUNDO DO CRIME SO TEM DUAS COISA A OFERECER A MORTE OU ACADEIA JOVENS SAIOM DESSA VIDA VAO BUSCAR A PALAVEA DE DE DEUS ELE SIM E A UNICA SALVACAO NUITOS AI SAO PAIS DE FAMILIA QUE POR STAR NA CADEIA NAO ACOMPANHA NEM O CRESCIMENTO DOS FILHOS….
isso é errado pq nem todos ai foi julgado pra ser transaferido para outra cidade é errado , ki juiza e essa qi transferi preso sem ser julgado.
TEM PREZOS QE SO TEM 2 MÊSES DE CADEIA TIPO OS REOPRIMARIO QUE NEM FORAM JULGADO E NEM TIVERAM ALDIÊNÇIA E JA FOI PRA JEQUIÉ , ANTES DELES IREM ELES TINHAM QUE TER ALDIENCIA , QUE JUÍZA É ESSA QE TRANSFERI PREZO SEM SER JULGADO TA MAIS DO QUE ERRADO , E OS OUTROS QUE JA FORAM JULGADO ATE HJ TAÍ.
ESSE AI DE CHOTE BRANCO E BRUSA PRETA E CATITA
PARESSE QUI TA MEIO LOUCO
vão entrar na taca em jequié…..
É triste ver um cara que tinha tudo pra se dar bem na vida nessa situação, um cara inteligente e dinâmico com um grande potencial pra se tornar um ótimo profissional, é realmente muito triste…
Esse zé povim atraza lado fica so conspirando colocando comentarios anonimos mais nau sabe se alguma pessoa saber vai cair na taca acho melhor zé povim ficar de fora que o bagui e doido kkkkkk e o processo e lento so lamento
SE A FAMILIA QUER QUE ELES FIQUEM AQUI POR CAUSA DE VISITA FAMILIAR, PROVIDENCIE QUE ELES TENHAM UM BOM COMPORTAMENTO(ALGOI DIFICIL DE ACONTECER) APRONTAM E QUEREM TER BONS DIREITOS..FORA DAQUI ESSA RAÇA RUIM MESMO E TOMARA QUE SEJAM ELIMINADOS POR LA MESMO, PARA SOBRAR ESPAÇO PRA LEVAR OS QUE FICARAM..
OH BARRIS, BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO E ESSES AI VÃO CAIR NA TACA, PODE TER CERTEZA DISSO E QUEM DEFENDE BANDIDO , PARA MIM É BANDIDO TAMBÉM , E VAI CAIR NA TACA TAMBÉM, E A TOLERANCIA AGORA, É ZERO…
Fabio , Andre & Rodrigo , meus parceiro que considero de mais , é LONGA MAIS NAO É PERPETUA , logo mais vai cantar a LIBERDADE parceiros , é so questao de tempo o fim desse sofrimento
O VEY CALA SUA BOKA QUE VC NAO SABE DE NADA ZE POVIM , ELES SAO SER HUMANO IGUAL A VC QUE VAI CAIR NA TACA SE CONVERSSA DE MAIS.
Esta muito errando que fizer.o com os presos
lindoooooooooooooooooo
nunca tivi noticia do meu
primo
mais er asim mesmo eu horo todos os dias por eles do mesmo jeito q deus mim tirou tirara eles tamben