OPERAÇÃO POLICIAL – Força-tarefa prende quatro envolvidos na morte de líder do MST…

Dos seis homens denunciados pelo Ministério Público estadual pelo homicídio de Fábio dos Santos Silva, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na região de Iguaí, sudoeste da Bahia quatro foram presos por uma Força-tarefa da Polícia Civil, com policiais de Vitória da Conquista e Itapetinga, além do Comando de Operações Especiais (COE). Quatro armas de fogo foram apreendidas, no cumprimento de mandados de prisões preventivas e de busca e apreensão.

Fábio dos Santos (Vítima)

O crime aconteceu no dia 2 de abril de 2013 naquele município, nas imediações da fazenda Providência, em uma rodovia rural que liga a cidade ao Distrito de Palmeirinha. Toda a investigação está a cargo do Gemacau (Grupo Especial de Mediação e acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos).

Segundo a denúncia, oferecida pelo promotor de Justiça Antônio Ferreira Leal Filho, a vítima foi atingida, numa emboscada, por diversos tiros de armas fogo disparados pelo proprietário rural Délcio Nunes Santos, preso nesta quarta-feira (11), juntamente com Neuton Muniz da Silva, Arenaldo Novais da Silva e Márcio Fabiano Cunha.

Délcio e o vaqueiro Ricardo Neves de Oliveira teriam sido contratados para executar o líder do MST, ao preço de R$ 10 mil, pelo fazendeiro Welder Leonardo Gusmão Amaral, pelo comerciante Márcio Fabiano Cunha Borges e pelos vaqueiros Arenaldo Novais da Silva e Neuton Muniz da Silva. Dois continuam foragidos.

O promotor aponta que um dos motivos do crime de mando foi a atuação da vítima em prol da reforma agrária, o que prejudicava os “interesses dos denunciados”. A emboscada aconteceu por volta do meio-dia, na altura do KM 3 da rodovia, onde Délcio Nunes e Ricardos Neves emparelharam a moto na qual estavam montados com o carro de Fábio Silva, para que Ricardo efetuasse os três primeiros disparos, fazendo que a vítima perdesse a direção do veículo e batesse numa cerca de arame farpado.

Após o choque, Délcio e Ricardo desceram da moto e efetuaram os demais disparos contra a vítima. Fábio estava acompanhado da esposa e filha.  As equipes da 21ª COORPIN de Itapetinga participaram da operação, atuando no Distrito de Itajaí, Iguaí e Distrito de Palmeirinha, sob o comando do GEMACAU (Grupo Especial de Mediação e acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos).

Os presos estão custodiados em Vitória da Conquista, os quais foram submetidos à exames de corpo de delito, permanecendo a disposição da Justiça Criminal da Comarca de Iguaí…       

Colaboração: TV Sudoeste Digital

Registro Fotográfico Itapetinga na Mídia

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *