Pequena empresa “empregou” e “demitiu” 90 “funcionários” em pouco mais de um ano. O prejuízo aos cofres da União pode chegar a meio milhão de reais.
Dernivaldo Rodrigues Santos – "Dênis"
Um golpe federal estava sendo aplicado em Itapetinga há algum tempo e a investigação culminou com a prisão de quatro pessoas em flagrante no instante em que estavam no interior da agência bancária da Caixa Econômica Federal, no final da manhã desta sexta-feira (09). Uma dessas pessoas, inclusive, já teria sacado a primeira parcela do seguro-desemprego, quando abordada por policiais civis.
A agência da CEF, em Itapetinga, tornou-se, em pouco tempo, o ninho da galinha dos ovos de ouro de Dernivaldo Rodrigues Santos, vulgo Dênis, de 42 anos, dono da micro-empresa JD Produções Artísticas Ltda. Os ovos de ouro eram os saques do seguro-desemprego junto ao banco, usando as carteiras de trabalho de pessoas que não estavam empregadas.
Dernivaldo, com a ajuda de agenciadores, simulava a contratação e a demissão de pessoas e em seguida dava entrada no seguro-desemprego.
Para esse trabalho, o empresário recebia um percentual que, na maioria das vezes, passava de quarenta por cento, além de reter o cartão de saque dos pseudo-funcionários, de acordo com apuração dos policiais civis.
A prisão de Dernivaldo Rodrigues Santos ocorreu após investigação iniciada com denúncia da gerência do banco que estava surpresa com o número de demissões de uma micro empresa: em pouco mais de um ano foram 90 demissões.
Além do empresário, também foram presas em flagrante Dali Santos Silva, de 30 anos, Janemeire Salgado Pereira, de 28 anos, e Ivany Carmina Maia, 53 anos, pelos investigadores Diniz Cascia e José Paulo e escrivão de polícia Antonio Carlos.
PREJUÍZO AOS COFRES DA UNIÃO
A agência da Caixa Econômica Federal ainda não tem com precisão o valor do prejuízo causado pelo golpe do seguro-desemprego, mas estima-se que o valor chegue próximo de meio milhão de reais, envolvido os saques do FGTS e seguro-desemprego.
O delegado plantonista Leonardo Rabelo fez a autuação em flagrante dos envolvidos e ouviu de Dernivaldo, quando interrogado, que fraudava o FGTS e o seguro-desemprego para ajudar pessoas desempregadas, não dizendo quantas pessoas foram beneficiadas.
A micro-empresa JD Produções Artísticas Ltda está ativa desde 22 de abril de 2010 e o delegado acredita que desde essa época o empresário vem aplicando o golpe.
Outra descoberta por parte do banco e da polícia, é que havia divergência do valor anotado na carteira de trabalho para o valor requerido do seguro-desemprego e que, em alguns casos, o fundo de garantia referente aos meses trabalhados era depositado de uma única vez e não mensalmente como determina a lei.
“Ele ia pessoalmente com as pessoas até a agência da CEF”, disse o delegado Leonardo Rabelo, acrescentando que o empresário contava com o apoio de outras pessoas para consumar a fraude.
POLÍCIA FEDERAL
O escritório da Polícia Federal, em Vitória da Conquista, desde a prisão de Dernivaldo Rodrigues Santos e das três mulheres, foi acionado pelo delegado Leonardo Rabelo, vez que o crime envolve a Caixa Econômica Federal, que é uma instituição federal.
O coordenador de polícia, Marcus Vinicius, na terça-feira (06) tomou conhecimento do fato, através da gerência da banco, e iniciou as investigações.
Os envolvidos presos nesta sexta-feira foram autuados por estelionato e tentativa de estelionato.
Documentos apreendidos com Dernivaldo
esse pilantra oferecia 1000 reais por cada carteira de trabalho.
ele tem varios nomes; ze goes dimas simao denes maior 171
tem mais gente isso virou moda em itapetinga.tem gente abrindo firma
para da esse golpe.a anda com as carteiras dos outros na mão.na central
tem um que vende frango .todo mes acina mais de 20.eles fale que é legal
porque paga emposto.cadeias nesses sabidoessssss..
BEM FEITO, KD AS FOTOS DESSAS VAGABUNDAS, QUEREMOS VÊR AS CARAS LAVADAS DESSAS SEM O QUE FAZER, VÃO TRABALHAR PILANTRAS, TRABALHO DIGNO TEM MUITO AÍ…
é por isso que vir este maner com uma carro zero km do ano pr alguém que ñ tinha nenhuma condição ,cadeia nessa cambada.
vai entrar na taca…o crime não compensa e parabéns ao si de itapetinga e ao delegado leonardo rabelo.
parabéns.
s povo essas pessoas nao tem culpa d nada ele q dizia ter uma loja
ESSE JA E CONHECIDO POSUDO DANDO GOLPES ITAPETINGA TA CHEIO DESSE TIPO DE GENTE COILANDO LOJAS SEM DINHIRO E DANDO GOLPES TANTA GENTE DIREITA EM ITAPETINGA VAI COMPRAR NO COMERCIO SE TIVER MA ENTRADA NO SPC A VIDA DELE E REVIRADA DE CABEÇA PARA BAIXO BEM FEITO QUE DE VEZ EM QUANDO APAREÇA UM GOLPISTA PARA DAR EXEMPLO
esse sem o k fazer mora em que bairro? RESPONDE AI GALERA.
como é que vai devolver o dinheiro por governo? quem vai pagar somos nós que vivemos
direitos e trabalhando….
daqui uns dias ele está solto;deveria trabalhar pro governo e pagar o que roubou da gente….
nÃO DEVEMOS JOGAR PEDRAS NOS QUE ERRAM. PRINCIPALMENTE, NAQUELE QUE AINDA ESTÁ SENDO INVESTIGADO. DEVEMOS, PREOCUPARMOS, PRIMEIRO, COM A NOSSA VIDA, COM A NOSSA FAMÍLIA, COM OS NOSSOS AMIGOS, COM OS NOSSOS COLEGAS DE TRABALHO, PARA QUE OS MESMOS NÃO CAIAM NA CILADA E NOS MALEFÍCIOS DA VIDA.
O cara ta robando de que tem seus otario. Bem feito
Por quê os politico safado rouba e não vai preso.Assim vocêis da lei só predi os mais francos. Você vai sai dessa com fé em deus
A vida é assim mesmo. Tem gente de todo jeito.
ha ,,,que dize que rouba de quem tem e certo? por que nao trabalham para ter tambem? nao oconheço; mais acho que ele ja se arrependeu bastante porisso nao devemos penssa asim.
serar que ele achou que a policia nunca fose descobrir 90 demiçoes em menos de um ano ese ladão discarado ele marece morfa na cadeia ,bandido.