À espera da sanção do governador Jaques Wagner (PT), a Lei de Organização Básica (LOB) aprovada nesta quinta-feira (19) na Assembleia Legislativa (AL-BA) promove cinco mil policiais militares e cria dois novos departamentos na Bahia – o de Promoção Social e o de Polícia Comunitária.
Novos cargos, novas funções e novos postos e graduações na estrutura da Polícia Militar também são esperados com a aprovação da lei.
“Temos a previsão, já autorizada pelo Governo do Estado, de mais quatro mil cabos, três mil sargentos, 550 subtenentes, e sete vagas para coronéis – três decorrentes de reservas e quatro que chegarão em decorrência deste departamento [de Promoção]”, informa o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), coronel Alfredo Castro.
Um ponto que foi explorado pela bancada governista para a aprovação do projeto é a possibilidade de, com a aprovação da lei, a PM-BA se descentralize com novas unidades no interior do estado, a exemplo do Comando de Policiamento Regional Sudoeste e o Comando de Policiamento da Região da Chapada.
Está prevista, também, a criação de cinco colégios da PM e mais 19 companhia independentes da corporação.
Fonte: Bahia Notícias.