Foto: Internet
Ao analisar o descaminho na vida de algumas pessoas em nosso dia a dia, percebe-se o quanto é importante a escolha das amizades durante toda a nossa vida. As boas amizades nos ajudam a seguir os caminhos retos, onde sentimos sempre a presença de Deus; as más amizades, pelo contrário, buscam a todo custo nos tirar do caminho do bem, não se importando com as conseqüências de atitudes inadequadas que nos induzam a praticá-las.
É na adolescência que os pais devem se atentar para com quais pessoas seus filhos estão mantendo vínculo de amizade. A fase da adolescência é o divisor de águas na vida do ser humano. Nessa fase, dependendo do tipo de amizades que o adolescente faz, é que vai indicar o tipo de pessoa que ele poderá se tornar no futuro.
Quantas mães são surpreendidas com a notícia de que seu filho adolescente é usuário de drogas e que fora preso por praticar furtos e/ou roubos para alimentar o vício dele. Quanta tristeza e lamentação para as famílias desses infratores que foram corrompidos por falsas amizades.
Pesquisando alguns artigos sobre esse tema na internet, há um bem interessante com os seguintes trechos:
“Amigos têm muita influência em nossas vidas: "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Provérbios 12:26). Por este motivo, a escolha de companheiros é um assunto de grande importância: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20). No final das contas, nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e na eternidade. Tiago frisou bem este fato quando perguntou: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). O mesmo livro fala de um homem de grande fé que rejeitou os caminhos errados de outros homens e mostrou a sua lealdade ao Senhor. O resultado desta escolha de Abraão? "Foi chamado amigo de Deus" (Tiago 2:23). Devemos escolher bons amigos que nos ajudarão, especialmente em termos espirituais.
[…] Quantos jovens são induzidos a usar drogas, ou até de se tornar traficantes, pela influência de "amigos"? Quantos se integram a gangues e acabam cometendo vários tipos de crime?
Algumas amizades precisam ser totalmente evitadas: "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1). Quando outros querem nos conduzir ao erro, precisamos sair correndo: "Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade" (Provérbios 14:7-9).”
A leitura deste artigo deixa claro que é bíblica a importância da escolha de boas amizades em nossas vidas. Lembram-se da passagem: “Veja com quem tu andas que eu te direi quem tu és?”, e isso é a pura verdade.
Portanto, vamos avaliar nossas amizades e vejamos se nossas escolhas são os motivos de nossas provações, dissabores e todo tipo de má sorte.
Fiquem todos com Deus.
Ana Paula da Silva – Funcionária Pública Estadual

PARABENS ANA PAULA PELA ESCOLHA DO TEXTO. CERTA VEZ OUVI A SEGUINTE FRASE: LADRÃO SÓ, PUTÁ! LENDO O TEXTO VEJO QUANTO SÁBIO SÃO AS PALAVRAS DO ANTIGOS.
Obrigada Walmir, espero q este texto possa abrir os olhos de muitas pessoas que estão perdidas entre as falsas amizades…que elas se encontrem e possam ser felizes com a graça de deus.