
A 2ª Bienal do Livro de Itapetinga é o grande momento do livro e suas ramificações na região. É palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do nosso estado, que preparam vários lançamentos para esse período. Já consolidada no calendário cultural da região pelo grande sucesso de público alcançado na edição anterior. A 2ª Bienal do Livro de Itapetinga traz, mais uma vez, novas atrações, eventos importantes e a presença de renomados autores brasileiros e grandes editoras. Será um local de encontro que atrairá jornalistas, empresários e escritores do Brasil, principalmente da Bahia e região, com ótima visibilidade na mídia. Além da larga oferta de livros, a 2ª Bienal do Livro de Itapetinga oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura pelo publico em geral, entre crianças, jovens e adultos, possuindo atividades elaboradas para personalizar ainda mais a programação durante os quatro dias do evento.

A 2ª Bienal do Livro de Itapetinga irá acontecer entre os dias 10 a 13 de maio de 2011, na Fundação e Associação Cultural Itapetinquense – Faci. Este evento já está sendo um referencial, pois tem tomado uma dimensão acima das expectativas, junto ao apoio de artistas, Secretarias de Educação e Cultura de vários municípios da região, da comunidade estudantil e demais interessados da cidade e região. A finalidade do evento é estimular o ato da leitura em Itapetinga e região. Por isso a Coodernação faz questão de manter o alvo na leitura, deixando as portas abertas para todos os interessados. Segundo o Poeta e presidente do Instituto Novo Rumo, entidade que promove a Bienal, Valdeique Oliveira: “a bienal tem como objetivo incentivar o hábito da leitura. Promover o livro e a literatura, democratizando o acesso à cultura e informação. Aproximar e possibilitar um contato direto da população em geral com um amplo universo literário. Lançar e divulgar autores emergentes no mercado e, principalmente, incentivar o hábito da leitura”. Mais informações pelos telefones: (77) 3261–3766 e 8148–4696 e também pelo e-mail: bienalita@hotmail.com.
Reportagem: Sizinio Neto
Fonte: Instituto Novo Rumo
Acho de importância capital a iniciativa dos artistas de Itapetinga e em particular desse rapaz (Valdeique), que deve estar enfrentando sérias barreiras para a realização da segunda edição da BIENAL. Passada essa fase de tornar a Bienal somente um evento que objetiva o estímulo a democratização dos acessos à leitura para o público da cidade e da região, sugiro que na próxima, ela perca um pouco desse fardão pedagógico oficial, que não recebe os incentivos devidos dos mantenedores institucionais e, passe a estimular a comunidade com uma premiação que traga mais participantes e apreciadores da cultura literária do município. O poder público tem de estar engajado nessa luta, para que na próxima bienal, ela carregue a alcunha de uma bienal inspiradora e reveladora de novos talentos na atividade literária. Parabéns ao Valdeique e a todos.