CRACK: UMA DROGA NEFASTA QUE AVANÇA NA CLASSE MÉDIA

 

(Foto: Internet)
 
A tragédia do crack não é nova para o Brasil. Há anos, o país convive com o drama de violência e morte. Novo e oportuno, contudo, é o fato de a elite política do país, enfim, reconhecer a emergência do problema.
 
Em seu primeiro discurso como presidente eleita, Dilma Rousseff disse que o governo não deveria descansar enquanto "reinar o crack e as cracolândias". Poderia ter falado genericamente "drogas", mas referiu-se especificamente ao "crack".
 
Não foi à toa.
 
Estima-se que no mínimo 600.000 pessoas sejam dependentes da droga no país – variante devastadora da cocaína que, como nenhuma outra, mata 30% de seus usuários no prazo máximo de cinco anos.
 
Comparado a outras drogas, o crack é sem dúvida a mais nefasta, porque produz rapidamente a dependência: sob a compulsão pela substância, o usuário desenvolve comportamentos de risco, que podem chegar à atividade criminosa e à prostituição. A dependência chega a tal ponto que o usuário perde a capacidade de decidir se usará ou não a droga.
 
A mancha do crack se espalha entre usuários de drogas devido a uma combinação de acesso econômico e potência química. A relação entre preço e efeito faz do crack uma droga muito popular, de fácil acesso.
 
Estimativas americanas apontam que, a cada dólar gasto no combate às drogas, a sociedade economiza até sete dólares em despesas com hospitais, segurança pública e acidentes de carros, entre outros.
 
No caso devastador do crack, fica evidente que a cruzada antidroga pode economizar ainda mais vidas.
 
Com Informações de matéria publicada na Revista Veja.

 

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Bispo

Nascido e criado em Itapetinga, José Bispo Santos é Escrivão de Polícia Civil desde 1998 e graduado em História pela FTC. Foi redator de jornalismo e esportes da Rádio Jornal de Itapetinga (1992-1997). É evangélico pela misericórdia de Deus e um dos editores do Itapetinga na Mídia.

2 thoughts on “CRACK: UMA DROGA NEFASTA QUE AVANÇA NA CLASSE MÉDIA

  1. ibicui nao tem policia as drogas esta em todas esquina mas eles nao so pega bebado e doido os de itapetinga que vei e acha todas esquina tem um passando as droga

  2. elisangela santos disse:

    jesus eu nao sei o que esta acontecendo com o nosso pais ,as drogas esta entrando com tanta facilidade que nem as autoridades esta dando conta disso ,e sao as familias que sofre com isso .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *