A cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Essa triste estatística tem preocupado autoridades e entidades de políticas públicas em favor da mulher.
O tema foi motivo de encontro nesta quarta-feira (21), no Centro de Referência à Mulher (CRM), em Itapetinga, com a participação, entre outras autoridades, do Promotor de Justiça José Junseira, Delegado Titular de Itapetinga, Roberto Júnior e Primeira-Dama do município, Cida Moura.
A discussão girou em torno da vulnerabilidade da mulher vítima de violência e o enfrentamento e prevenção do problema por parte, sobretudo, de órgãos sociais, policiais e judiciais. Ainda, a reorganização emocional da atendida e a socialização do agressor.
A coordenadora do CRM, Selma Rodrigues, fez uma avaliação dos oito meses de funcionamento do centro e destacou a importância de se instalar a Casa-Abrigo para acolher as vítimas. Essa casa seria instalada em Vitória da Conquista.
O Promotor de Justiça, José Junseira, deixou claro que a prevenção da violência contra a mulher tem que envolver a família. Disse que as ações não podem ser isoladas, devendo haver a integração de todos os atores da sociedade: igrejas, agentes de saúde, conselhos e órgãos sociais e judiciais.
Para o Delegado Titular, Roberto Júnior, é mais do que necessária a criação de uma delegacia especializada de atendimento à mulher, as chamadas DEAM’s, em Itapetinga. Ele lembrou que somente em 2011 quatro mulheres foram assassinadas, num total de 16 homicídios até aqui registrados (25% desses crimes).
ITAPETINGA POLO
O CRM foi criado em dezembro de 2010, em Itapetinga, para centralizar e agilizar rede de assistência e auxílio à mulher vitimizada, com atendimento direto.
Nesse período, 106 mulheres já foram assistidas pelo órgão.
Itapetinga é sede do Território 8, abrangendo cidades como Iguaí, Itororó, Itambé, Maiquinique, Potiraguá, Macarani, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Ibicuí, Itarantim, Caatiba e Nova Canaã.
Equipe do CRM
Platéia presente
Platéia presente
Promotor de Justiça, José Junseira
Delegado Titular, Roberto Júnior
Coordenadora do CRM, Selma Rodrigues
Vera Lúcia, Escrivã de Polícia







EXELENTE. PARABÉNS AO CENTRO DE REFERªENCIA DA MULHER,
O EVENTO FOI DE MUITO BOM GOSTO, A COORDENADORA EXPLANOU SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER , MOSTROU O QUE FOI FEITO EM OITO MESES DE ATUAÇÃO, E CHAMOU A PLATÉIA PRESENTE A RESPONSABILIDADE SOCIAL A RESPEITO DO TEMA.
sua reportagem é muito boa bispo, gosto muito de itapetinga na midia, belo trabalho parabéns a todos vcs pelas reportagens!!!! valeu…
Foi uma excelente reunião, o crm deu um grande passo no fortalecimento da rede de proteção a mulher.
muito obrigado a todos que se fizeram presentes, a contribuição de cada um foi muito importante para nós. vamos continuar com essa mesma força.
PARABÉNS AO CRM, AS MULHERES VITIMAS DE VIOLÊNCIA AGRADEÇEM A ESTA EQUIPE REALMENTE MARAVILHOSA!!!!!!!!!