IGUAÍ: DELEGADO SHANGAI ALEXANDRE RAMOS ASSUME DELEGACIA DO MUNICÍPIO…

Delegado Shangai Alexandre ao lado do Coordenador Regional de Polícia Roberto Júnior.

No último domingo (15) tomou posse da Delegacia Territorial de Iguaí, o Delegado Shangai Alexandre, após a saída do delegado Luis Eduardo Rolin, que foi nomeado Procurador de Justiça do Estado da Bahia.

Na manhã desta terça-feira (17), conversamos com o delegado Roberto Junior, Coordenador Regional de Polícia da 21ª Coorpin, e com novo delegado, que comandará a Polícia Civil de Iguaí e Ibicuí,  Shangai Alexandre Ramos. Confira a entrevista abaixo.

Iguaí Mix:  Recentemente foi divulgado um relatório indicando a redução dos homicídios (CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais) na região da coordenadoria, com sede em Itapetinga. Como a Coorpin analisou esses resultados?

Delegado Roberto Junior: De fato, nós tivemos uma redução na coordenadoria em quase todas as cidades, Iguaí inclusive, em torno de 30% nos CVLI, que são os Crimes Violentos Letais Intencionais. Apenas em Ibicuí houve um acréscimo, houve um aumento, mas em toda a coordenadoria houve uma redução em torno de 35% nos homicídios. Isso é fruto do trabalho das polícias: da Polícia Civil que tem feito um trabalho de investigação muito forte, a gente tem prendido vários autores desses crimes; também da Polícia Militar, que tem feito a  parte dela, de policiamento ostensivo, e os parceiros essenciais, que são o Ministério Público, através dos promotores  da região, e o Poder Judiciário, que são os juízes que têm decretado as prisões. Então, é uma verdadeira força tarefa dessas  instituições, que faz com quer nosso trabalho tenha resultado e tenha essa redução.

Iguaí Mix: É esperado até o final de 2018 que esse índice se mantenha?

Delegado Roberto Junior: Sim, a gente tem essa expectativa de que, dando continuidade aos trabalhos, os índices permaneçam descendo, mas é uma coisa que a gente não tem como prever, Às vezes acontece um fato novo, às vezes a criminalidade do tráfico se acirra em determinada região e as mortes aumentam, mas a gente está trabalhando para que essa parceria continue, das policias com o Ministério Público e o Judiciário, para que esses índices permaneçam em redução. 

Iguaí Mix: Como tem sido a atuação da Polícia Civil na região? Quais são as principais dificuldades encontradas?

Delegado Roberto Junior: A gente tem procurado fazer um trabalho intensivo aqui na região de Iguaí e Ibicuí. É uma região um pouco distante da coordenadoria, mas a gente tem procurado se dedicar. A dificuldade realmente é a questão do efetivo, a gente tem apenas dois investigadores em Iguaí e um em Ibicuí, mas, ainda assim, a Polícia Civil, a coordenadoria, através da nossa equipe, tem dado esse suporte. Anteriormente era o delegado Dr. Luis Eduardo Rolin quem estava responsável pelas duas cidades, agora nós temos o Dr. Shangai. Inclusive, hoje, nós já estamos aqui traçando um planejamento estratégico e operacional até o final do ano e tenha certeza que, até o final do ano, o Doutor Shangai comandará algumas ações para as duas cidades, Iguaí e Ibicuí.

Iguaí Mix:  O delegado Luis Eduardo Rolin entrega a Delegacia Territorial de Iguaí ao delegado Shangai Alexandre Ramos. O que se espera dessa mudança e nova atuação no município?

Delegado Roberto Junior: Na verdade, a gente espera que a Polícia Civil tenha uma atuação mais eficaz, porque o Doutor Luis Eduardo passou em um concurso para Procurador do Estado e deixou os quadros da Polícia Civil e Doutor Luis Eduardo tinha uma dificuldade, porque ele também é estudante de medicina e isso dificultava um pouco a dedicação dele às duas cidades. Inclusive, já estava sendo revisto por nós, na minha qualidade como gestor, a possibilidade dele acumular ou não as duas cidades por contas dessas dificuldade.

Então a nossa expectativa, com a chegada do Doutor Shangai Alexandre, é de que realmente a gente tenha uma resposta muito mais eficaz por parte da Polícia Civil. Então, temos certeza que honraremos uma resposta. Volto aqui a dizer que estamos na delegacia de Iguaí reunidos e já traçando um planejamento estratégico até o final do ano para as duas equipes, tanto da Polícia Civil de Iguaí como da de Ibicuí, estamos aqui reunidos. Então a gente tem a certeza que nós vamos trabalhar para trazer a tranquilidade para as duas comunidades.

Iguaí Mix:  Dr. Shangai Alexandre já conhecia Iguaí? Quais serão as ações a serem implantadas a partir desse momento em que o Sr. assume a Delegacia de Iguaí?

 Shangai Alexandre: Eu trabalhei na coordenadoria em Itapetinga como plantonista mais de um ano e conheci a cidade de Iguaí, relacionado a flagrantes que eu fazia na cidade de Itapetinga como plantonista, mas eu não conhecia a cidade de Iguaí de fato, de presença A primeira vez que que cheguei à cidade foi ontem.

Gostei bastante, a cidade é muito agradável também. Com relação aos planos, é fazer uma Polícia Civil mais presente para a população, buscar empreender diligências, no sentido de diminuir o índice de criminalidade, principalmente homicídios e trafico de drogas. Com relação aos futuros alvos, também tentar fazer algo, no sentido de prender futuramente pessoas que estejam ligadas a esses crimes e tentar fazer um trabalho digno na cidade para que possa ser reconhecido como um delegado que tenha uma efetiva prestação aqui.

Iguaí Mix:  Como será a sua relação com a comunidade iguaiense? Qual a mensagem que o Sr. deixaria para a população de Iguaí?

 Shangai Alexandre: – A manha relação com a comunidade iguaiense vai ser a mais benéfica possível, vou estar presente. A Polícia Civil, sempre que as pessoas precisarem, ela vai estar presente e apta  para resolver os problemas da população. Com relação a mensagem, é que a população fique tranquila, que a Polícia Civil, sob meu comando, agora, ela vai lutar constantemente, para que a cidade fique tranquila e que os índices de homicídios continuem caindo e que a cidade volte a ser um poço de tranquilidade. Atualmente o DPC Shangai Alexandre está residindo em Vitória da Conquista.

Da Redação / Iguaí Mix

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *